Bastidores
JHC anunciará apoio a Rodrigo Cunha e abre mão de candidatura ao governo neste sábado
Anúncio deve acontecer durante evento de revitalização da praça Lions, em Maceió
O Blog Bastidores recebeu com exclusividade uma informação que pode definir o cenário político para o governo do estado: neste sábado pela manhã, durante solenidade na praça Lions, na capital alagoana, o prefeito de Maceió, JHC, deve anunciar oficialmente que não será candidato ao governo, e apoiará o senador Rodrigo Cunha (PSDB).
A decisão do prefeito vem sendo amadurecida há alguns dias, e será explanada ao eleitor neste sábado (26), restando seis dias para o fim do prazo de desincompatibilização do cargo. Dessa forma, o prefeito põe fim às especulações – muitas delas vindas de pessoas próximas – de que seria candidato ao governo do estado.
Nos bastidores, a ideia é de que a decisão de JHC frustra os planos do deputado federal Arthur Lira, que teria como “chapa ideal” nas suas contas o nome de JHC na cabeça, com Jó Pereira como vice. Este seria o palanque que daria sustentação ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no estado. Apesar de bastante tentado, o prefeito irá declinar da candidatura, em respeito ao acordo fechado com Rodrigo em 2020.
Com a abdicação de JHC, Arthur segue à procura de um candidato ao governo para chamar de seu – e que lhe garanta um palanque para Bolsonaro e provavelmente, por ordem do presidente, para a reeleição de Collor. Fontes ouvidas pelo Blog afirmam que o presidente da câmara não simpatiza com o nome de Rui Palmeira (PSD), que deve mesmo se lançar como terceira via.
O fim da polêmica sobre a decisão de JHC também deve unir o grupo em torno de Cunha, já que a partir da decisão proferida diretamente da sua boca, não haverá mais especulações sobre o tema – inclusive no entorno mais próximo ao prefeito.
E Arthur? Seguimos na expectativa... restam sete dias para a janela partidária.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
Gabinete Itinerante da deputada Gabi Gonçalves leva serviços gratuitos a Maribondo
Rafael Brito defende revisão urgente do cálculo do piso nacional dos professores
Presidente do Grupo Corona é encontrado morto após sequestro no interior do México
Trump diz que mulher morta por agente do ICE “causava desordem”
IMA orienta sobre suspensão temporária de serviços do Cadastro Ambiental Rural
