Bastidores

Bastidores

Bastidores

Grupo no PSB quer reabrir diálogo sobre federação com PT, PV e PCdoB

Em Alagoas, a reaproximação entre as legendas pode lançar o irmão do prefeito de Maceió na disputa para a ALE

07/04/2022 07h07
Grupo no PSB quer reabrir diálogo sobre federação com PT, PV e PCdoB

O PSB nacional pode reabrir os debates sobre a entrada numa federação de esquerda, que já reúne o PT, o PV e o PCdoB. A mudança de opinião na legenda se deu a partir do desfalque sofrido ao final da janela partidária – a bancada dos socialistas na câmara caiu de 30 para 21 deputados.

A informação recebida pelo Blog Bastidores afirma que este é um debate que, embora minoritário, está sendo puxado pelo diretório pernambucano da sigla, que promete levar a discussão para a executiva nacional do PSB. O prazo final para o fechamento das federações, conforme decisão do STF, é dia 31 de maio deste ano.

Em Alagoas, a inclusão do PSB na federação dos partidos de esquerda pode mudar o cenário das chapas de deputados estaduais e federais, que já vinha sendo trabalhada em função da aliança entre PT, PV e PCdoB. Com a entrada do PSB, alguns nomes poderiam alterar essa configuração, ou até mudar os eleitos caso a chapa atinja o coeficiente mínimo.

O partido, que é presidido em Alagoas pelo prefeito de Maceió JHC, tem em seus quadros João Antônio Caldas, o Dr JAC – que transferiu domicílio eleitoral para o estado e pode disputar uma vaga na assembleia legislativa. Dependendo do esforço do irmão JHC, JAC pode se tornar uma ameaça aos mandatos de Ronaldo Medeiros e Sílvio Camelo.

Embora minoritária dentro da legenda, a ideia existe. E pode causar rebuliço na esquerda alagoana.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos