Bastidores

Bastidores

Bastidores

Pesquisa aponta governos de Alagoas e Ceará como os mais bem avaliados dentre os 27 estados do Brasil

Levantamento feito pelo Instituto Exata/OP avaliou a opinião dos cidadãos de todos os estados brasileiros

12/05/2022 07h07
Pesquisa aponta governos de Alagoas e Ceará como os mais bem avaliados dentre os 27 estados do Brasil

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (11), realizada pelo Instituto Exata/OP, indicou a gestão do ex-governador Renan Filho (MDB) como a segunda mais bem avaliada dentre todos os estados do Brasil. A aprovação dos entrevistados em relação ao governo alagoano foi de 62,4%, bem acima da média nacional (42,1%) e abaixo apenas da avaliação positiva da gestão do Ceará, que obteve 68,3%.

Na pesquisa, que foi realizada entre os dias 22 de abril e 1º de maio deste ano, os entrevistados responderam à seguinte pergunta: “De maneira geral, você aprova ou desaprova o governo do seu estado?”. Em todo o país, foram contabilizadas 15.600 entrevistas realizadas por um programa telefônico, a mesma tecnologia utilizada pelos principais institutos de pesquisa do Brasil.

Neste mesmo sentido, Alagoas registrou um dos menores índices de desaprovação dentre todos os estados, com 24,1% - mais uma vez, apenas atrás do Ceará, que obteve 23,4%. Todos os demais estados da federação tiveram suas gestões desaprovadas por mais de 30% dos entrevistados.

O Instituto Exata de Opinião Pública foi fundado em 1999 e está sediado em Brasília (DF). Segundo a entidade, a realização desta pesquisa não tem propósito eleitoral nem caráter político, mas apenas o intuito de averiguar a opinião dos cidadãos de cada estado sobre seus governos locais. Como o levantamento não fez nenhuma pergunta de caráter eleitoral, nem tinha fins de medição quantitativa de intenções de voto, não precisou de registro junto à Justiça Eleitoral.

Extremamente bem avaliadas pelos seus cidadãos, Alagoas e Ceará, contudo, vivem realidades políticas diferentes quanto à transmissão do poder. Enquanto o governador Camilo Santana (PT) renunciou ao cargo e sua vice Isolda Cela (PDT) assumiu o mandato e é pré-candidata a reeleição, em Alagoas uma persistente batalha judicial segue travando a nomeação do novo governador tampão do estado, que segue provisoriamente sendo gerido pelo desembargador Klever Loureiro, presidente do TJ-AL.

Confira os recortes da pesquisa:

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos