Bastidores
Jó Pereira apoia secretariado feminino de Paulo Dantas, e quer visitar secretária do Gabinete Civil
Fala da deputada ocorreu na sessão desta quarta-feira (18) da ALE

A deputada Jó Pereira manifestou, na sessão desta quarta-feira (18), a disposição em contribuir com o desempenho das secretárias mulheres que assumiram recentemente suas funções, nomeadas pelo governador Paulo Dantas (MDB). O gestor inovou e nomeou, pela primeira vez na história, doze mulheres para compor o seu secretariado.
Em sua fala, Jó criticou ainda que apenas na gestão de Dantas esta ideia tenha saído da teoria para a prática. “Lamento que apenas depois de sete anos e quatro meses de um governo é que a gente tenha o reconhecimento da importância da participação paritária da mulher na política. Isso acontece em um momento eleitoral, mesmo assim desejo muito sucesso e me coloco a disposição de todas para contribuir com o desempenho à frente de cada secretaria”, disse.
A deputada manifestou ainda interesse em fazer uma visita parlamentar a nova secretária do Gabinete Civil do governo, a jornalista Luiza Barreiros. Jó disse ainda que conhece a capacidade de várias delas, “que vêm trabalhando no Governo do Estado e contribuindo com Alagoas já há algum tempo, a exemplo da coordenadora de Governança, Poliana Santana, que já foi secretária de Desenvolvimento e Turismo”.
Defesa das minorias
Aproveitando o vácuo de lideranças de esquerda na Assembleia Legislativa nas últimas legislaturas, Jó vem executando – com maestria, diga-se – o papel de representante desses grupos no parlamento e no debate público em geral. Deixando a ALE no fim deste ano, já que não é candidata a reeleição, resta saber quem ocupará este espaço a partir de 2023.
É dela projetos que garantem direitos para as mulheres, negros, LGBTQIAs e outras minorias. A deputada tem se empenhado não só na construção dos projetos e em sua aprovação, mas em visitas a comunidades e audiências públicas, que garantam a ampla particpação destes segmentos na construção coletiva da ação pública.
Foi de uma dessas audiências que surgiu a necessidade de requalificar as escolhas do executivo quanto às representações nos poderes, como a justiça. Foi da deputada a moção que pede urgência, pela câmara dos deputados, na revisão dos critérios de escolha para advogados em listas a serem analisadas pelo executivo. O pedido foi apovado por unanimidade pelo plenário nesta quarta (18).
Uma dessas está em ampla discussão atualmente em Alagoas – a escolha de mais um desembargador do Tribunal de Justiça do estado. A lista sêxtupla, que será analisada pelo governador Paulo Dantas (MDB), não cumpre a paridade de Gênero, que vem sendo amplamente defendida por Jó em todos os postos de representação.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Espetáculo da Paixão de Cristo em Arapiraca vai contar uma Pessoa Com Deficiência no elenco pela primeira vez

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió
