Bastidores
Com candidatura ao senado, Lessa pode perder confiança de JHC e ser preterido em 2024
Pedetista lançou candidatura “avulsa” ao senado
O lançamento da pré-candidatura de Ronaldo Lessa ao senado pelo PDT não foi marcada somente por reações positivas de seus aliados, mas pela desconfiança de setores do PSB, partido do prefeito JHC. Nos bastidores, a informação é que o nome de Lessa ao senado teria causado certo mal-estar na relação entre prefeito e vice.
Como desdobramento desta situação, Ronaldo pode ser preterido pelo grupo do prefeito na disputa à reeleição, em 2024. Por enquanto, o assunto é tratado com muita discrição dentro do núcleo político de JHC, até porque a candidatura de Ronaldo pode nem chegar as eleições, dependendo dos acordos políticos.
Ronaldo resolveu de próprio pensamento ser candidato ao senado. Não houve conversa com o prefeito JHC ou outros integrantes do grupo. A princípio, o vice-prefeito declarou que não havia sido chamado para o processo decisório do senador de Rodrigo Cunha; mas mesmo após conversar com o JHC e Cunha, Lessa manteve a posição.
Com a candidatura, o vice-prefeito pretende exatamente o oposto do que consideram assessores próximos de JHC: sua manutenção na chapa majoritária em 2024. Aparecendo no guia eleitoral e se movimentando politicamente, Lessa mantém coeso o seu eleitorado, e mantém o peso político suficiente para ser novamente indicado ao cargo.
Sobre o blog
Blog focado em política.