Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Coreia do Sul 1 x 5 Brasil - Goleada e boa atuação brasileira

Em um 'teste médio', Richarlison, Neymar (2x), Philippe Coutinho e Gabriel Jesus marcaram para a seleção brasileira

02/06/2022 10h10
Coreia do Sul 1 x 5 Brasil - Goleada e boa atuação brasileira

Goleada e boa atuação brasileira.

"A Coreia do Sul fará frente para os favoritos em seu grupo da Copa" - assim foram as várias análises ao fim do sorteio.

De fato, Portugal e Uruguai devem ter trabalho contra a seleção que deu trabalho em 2018 - eliminando a Alemanha na Rússia - e que continua evoluindo.

Até porque, segundo o senso comum das narrativas, o futebol vive em constante evolução. Em todos os aspectos. E lugares.

De fato. 

A seleção brasileira teve um teste médio contra a Coreia do Sul. Nem grande. Nem pequeno. Mediano.

O time de Tite fez com que os sul-coreanos não oferecessem resistência através da imposição tática e técnica. Um favoritismo posto e imposto.

A seleção coreano marcava num 4-1-4-1. Onde um volante fica entre as duas linhas de quatro. Proporcionando compactação e uma curta distância entre as linhas.

Em bloco baixos e médios, a Coreia variava entre o a formação inicial e o 4-5-1. Alternando para um 4-3-3 na transição ofensiva.

O Brasil, desde o início do jogo, adiantou suas linhas, fez a marcação pressão e obstruiu a linha de passe na saída de bola do adversário.

Nas construções de jogadas, o Brasil fazia a saída de três, trazia Daniel Alves para armar pelo meio e alternava entre as movimentações centrais e laterais.

Ora acionava o 3-2-5, ora montava um 3-4-3. O que propiciava aproximação do setor criativo e espaços nos corredores laterais.

Essa transição ofensiva gerou amplitude e profundidade. Além das movimentações entre as linhas de marcação do adversário.

A ação gerou um vasto repertório ofensivo.

O Brasil conseguiu criar chances através das ultrapassagens pelos corredores laterias, dos passes invertidos na diagonal, das infiltrações e flutuações.

O jogo posicional de Tite funcionou quase que perfeitamente. Promovendo superioridade em todos os fatores e quebrando o balanço defensivo da organizada Coreia do Sul.

Uma partida segura e uma ótima exibição, onde o coletivo mostrou força e evolução.

Assim como dizem, o futebol evoluiu. E a vem seguindo o mesmo caminho.

Mesmo que alheia a antipatia e forma áspera de opiniões que mudam de acordo com o contexto que convém. Muitas vezes incoerentes, contraditórias e superficiais. Unicamente para diminuir.

Aumentando ainda mais a analogia ao espírito de porco aliado ao complexo do viralatismo.

No mais, é isto. O Brasil segue sendo favorito em mais uma Copa. Nada de diferente.



 




Arquivos