Blog do André Avlis
ASA: Alvinegro pode conseguir classificação na próxima rodada
No próximo domingo (26), o ASA enfrenta o Lagarto, ás 16h, no Estádio Municipal de Arapiraca. Partida é válida pela 11º rodada do Brasileirão da Série D
A um passo do 'primeiro' paraíso.
O ASA é o líder do Grupo 4 do Brasileirão da Série D, com 18 pontos, e está muito perto de conseguir classificação para a 2ª Fase.
Vale lembrar que os times do Grupo 4 enfrentam os times do Grupo 3, composto por Retrô, Icasa, Sousa, América-RN, Afogados, São Paulo Crystal, Globo FC e Crato. A disputa através do comum 'chaveamento olímpico' (1ºx4º e 2ºx3º).
Trazendo como parâmetro a média de pontuação desde a edição de 2020 - quando a fórmula de disputa mudou -, o time que conseguir chegar a 21 pontos está virtualmente classificado.
Nas duas edições anteriores do campeonato, por exemplo, alguns times conseguiram passar de fase chegando a 18 (Globo FC em 2020 e Caxias em 2021) e 19 pontos (Real Noroeste em 2020 e Bangu em 2021). Todos nas quartas colocações de seus respectivos grupos.
Portanto, entre dados e estatísticas, 21 é o 'número padrão' que carimba o passaporte para a fase posterior.
Além destes fatores, o seguimento da tabela e os confrontos diretos entre os concorrentes deverão beneficiar o ASA. Em sua sequência, o time arapiraquense terá alternância nos mandos de campo.
Em casa, enfrentará o Lagarto, depois sai para enfrentar o Sergipe, em Aracaju; retorna à Arapiraca para enfrentar o Santa Cruz e fecha a 1ª Fase contra o Atlético-BA, em Alagoinhas.
São 12 pontos em disputa - seis deles em casa - para conseguir o modelo de contagem de pontos que vem assegurando classificações nos torneios anteriores.
O que certamente acontecerá de forma iminente. A não ser que aconteça um desastre e um colapso no rendimento da equipe. Algo que acho pouco provável e difícil de acontecer.