Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

ASA: Alvinegro pode conseguir classificação na próxima rodada

No próximo domingo (26), o ASA enfrenta o Lagarto, ás 16h, no Estádio Municipal de Arapiraca. Partida é válida pela 11º rodada do Brasileirão da Série D

21/06/2022 06h06 - Atualizado em 21/06/2022 07h07
ASA: Alvinegro pode conseguir classificação na próxima rodada

A um passo do 'primeiro' paraíso.

O ASA é o líder do Grupo 4 do Brasileirão da Série D, com 18 pontos, e está muito perto de conseguir classificação para a 2ª Fase. 

Vale lembrar que os times do Grupo 4 enfrentam os times do Grupo 3, composto por Retrô, Icasa, Sousa, América-RN, Afogados, São Paulo Crystal, Globo FC e Crato. A disputa através do comum 'chaveamento olímpico' (1ºx4º e 2ºx3º).

Trazendo como parâmetro a média de pontuação desde a edição de 2020 - quando a fórmula de disputa mudou -, o time que conseguir chegar a 21 pontos está virtualmente classificado.

Nas duas edições anteriores do campeonato, por exemplo, alguns times conseguiram passar de fase chegando a 18 (Globo FC em 2020 e Caxias em 2021) e 19 pontos (Real Noroeste em 2020 e Bangu em 2021). Todos nas quartas colocações de seus respectivos grupos.

Portanto, entre dados e estatísticas, 21 é o 'número padrão' que carimba o passaporte para a fase posterior.

Além destes fatores, o seguimento da tabela e os confrontos diretos entre os concorrentes deverão beneficiar o ASA. Em sua sequência, o time arapiraquense terá alternância nos mandos de campo.

Em casa, enfrentará o Lagarto, depois sai para enfrentar o Sergipe, em Aracaju; retorna à Arapiraca para enfrentar o Santa Cruz e fecha a 1ª Fase contra o Atlético-BA, em Alagoinhas.

São 12 pontos em disputa - seis deles em casa - para conseguir o modelo de contagem de pontos que vem assegurando classificações nos torneios anteriores. 

O que certamente acontecerá de forma iminente. A não ser que aconteça um desastre e um colapso no rendimento da equipe. Algo que acho pouco provável e difícil de acontecer.

 

Arquivos