Bastidores

Bastidores

Bastidores

Paulo Dantas fecha maior coligação, seguido de Rodrigo; veja com quem ficam partidos

Blog Bastidores fez levantamento entre legendas com diretório em Alagoas

04/08/2022 17h05
Paulo Dantas fecha maior coligação, seguido de Rodrigo; veja com quem ficam partidos

Restando pouco mais de 24 horas para o fechamento do prazo legal de realização de convenções partidárias, praticamente todos os diretórios estaduais de partidos já definiram sua participação nas eleições. 24 legendas se dividirão no apoio aos cinco candidatos que disputarão a majoritária, e apenas um partido oficial não irá participar do processo.

Vale lembrar: apesar da nova regra eleitoral restringir bastante a possibilidade das “traições na madrugada” e dos “livros de ata debaixo do braço” por parte dos partidos, ainda é possível alterações neste quadro partidário até a oficialização das coligações por parte do TRE-AL, que deve acontecer entre a próxima segunda e terça-feira.

O atual governador Paulo Dantas foi o que conseguiu arregimentar a maior base de partidos para sua coligação: além do MDB, outras sete legendas fazem parte do seu grupo. Rodrigo Cunha conseguiu reunir sete partidos em torno de sua candidatura. Collor e Cícero Albuquerque terão cada um quatro partidos em suas chapas. Já o ex-prefeito de Maceió Rui Palmeira conseguiu, até o momento, atrair apenas mais uma legenda ao seu grupo.

Os partidos são importantes neste momento de coligações, porque fornecem tempo de TV e o financiamento do fundo eleitoral. Diferente das federações partidárias, as coligações se encerram após as eleições, e não há obrigatoriedade de repetição nos estados das coligações nacionais - a chamada verticalização.

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) não tem diretório ativo em Alagoas, e o Blog Bastidores não obteve informações sobre o destino do PMN.

Veja o cenário parcial de apoio de cada candidato ao governo do estado:

Paulo Dantas: MDB, PDT, PT, Podemos, PSC, PV, PCdoB e Avante

Rodrigo Cunha: UB, PSDB, PP, Cidadania, PSDC, PSB e Solidariedade

Collor: PTB, PL, Pros e Agir (antigo PTC)

Cícero Albuquerque: PSOL, Rede, PCB e UP

Rui Palmeira: PSD e Republicanos

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos