Blog do Roberto Ventura
Segundo turno para governador em Alagoas está longe de estar decidido, aponta matemática eleitoral
Ausência de eleitor no primeiro turno e últimas reviravoltas podem mudar o rumo das eleições
Além de contar com mais de 30% de eleitores indecisos quanto ao voto a governador no segundo turno, a campanha majoritária em Alagoas ainda tem um dado revelador: 520 mil eleitores não foram votar no primeiro turno.
São pessoas que simplesmente deixaram de ir às urnas no dia 2 de outubro, não votando nem em Paulo Dantas (MDB), nem em Rodrigo Cunha (União).
Ou seja, uma matemática eleitoral que seja honesta – repetimos, que seja honesta – aponta uma certeza: a eleição para governador não está decidida em favor ou em desfavor de absolutamente nenhum candidato.
Ainda faltam duas longas semanas até a votação do dia 30 de outubro, e daqui pra lá muita coisa pode acontecer. As denúncias graves contra Paulo Dantas, de corrupção e desvio de R$ 54 milhões, podem pesar? A tese da vitimização pode colar? São perguntas ainda em aberto.
Do mesmo modo, não se pode dar como decidida a campanha presidencial em nível nacional. Faltam ainda quinze dias e tanto Lula (PT), quanto Bolsonaro (PL), estão longe de estarem com a “taça nas mãos”.
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional