Bastidores
Santoro é sondado por emissários de Lula para futura equipe econômica
Presidente recebeu boas referências do gestor fazendário alagoano
A montagem do governo Lula segue a todo vapor, na capital federal, e pode ter efeitos importantes em terras alagoanas. O principal ator da engrenagem fazendária de Alagoas foi sondado para integrar a equipe econômica do futuro governo - ele mesmo, o secretário da Fazenda, George Santoro.
Santoro foi o gerente das finanças públicas do estado durante cerca de sete anos. Neste período, contando com a ajudinha de Renan Calheiros na rolagem da dívida do estado, foi o mais importante gestor no equilíbrio das contas públicas, que levaram Alagoas a fazer investimentos como há muito não se via.
O grande trabalho de Santoro despertou interesse de Lula, que chegou a emitir sinais junto a aliados de que gostaria do secretário na sua equipe - segundo fontes próximas, ele também gostou das indicações, e está disposto a aceitar o convite, caso ele aconteça.
Santoro seria indicado para uma função na equipe econômica de Lula, ou até mesmo para acompanhar o “ministeriável” Renan Filho, caso este assuma algum ministério - o que depende das conversas entre o MDB e o presidente.
Atualmente, o secretário é um nome forte do governo Paulo Dantas, e continuará como gestor das finanças do estado em seu novo governo, a partir de 2023, o que só muda em caso de convite “de cima”. A conferir.
Sobre o blog
Blog focado em política.