Bastidores
Professor universitário lança livro sobre estratégias da comunicação nas disputas presidenciais no Brasil
Obra é um resultado do mestrado de Alberto Mário Mafra Netto pela Universidade Fernando Pessoa, de Portugal

O professor Alberto Mário Mafra Netto, do Centro Universitário Cesmac, lança na próxima quarta-feira (23), no Museu Palácio Floriano Peixoto, o livro As estratégias da assessoria de comunicação e marketing nas disputas presidenciais brasileira. O estudo mescla o impacto da comunicação entre as eleições para o cargo mais importante do país no período pós-redemocratização e traz um contexto sobre verdade versus ilusões, temas tão intrínsecos nas campanhas em busca do voto do eleitor.
A obra é resultado do mestrado do professor em Ciência da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa, em Portugal. No texto, Alberto Mário Mafra Netto aborda a estreita relação entre a mídia brasileira, a política, com o auxílio significativo das redes sociais. Tais fatores, segundo o professor universitário, contribuem diretamente para a continuidade do processo democrático no Brasil, valendo-se do direito fundamental em que a maioria do eleitorado escolhe o seu representante para comandar os destinos do país a cada quatro anos.
Neste sentido, Alberto Mário Mafra Netto discorre sobre aspectos e práticas de propaganda e marketing promocional e eleitoral desde as primeiras eleições à Presidência da República com ênfase nas disputas datadas de 1989 e 2018, numa identificação das mídias e estratégias utilizadas pelos candidatos à época, Jair Bolsonaro e Fernando Haddad.
“O livro evidencia a importância da comunicação, sobretudo no marketing político ao fomentar um debate na população que elege o presidente da República. Na obra, destaca-se, ainda, as verdades e ilusões que são vendidas pelos candidatos ao cargo máximo do país. Noto, também, um forte interesse tanto dos postulantes quanto das assessorias e marketing em propor, a cada eleição presidencial, estratégias publicitárias para reforçar as melhores práticas na manutenção da democracia e o constante fortalecimento do bem-sucedido mercado do eleitor”, contextualiza o professor universitário Alberto Mário Mafra Netto.
A obra conta com prefácio assinado pelo atual senador e ex-presidente da República, Fernando Collor de Mello, que entende o livro como fundamental para as estratégias de comunicação e campanhas políticas.
Serviço
O quê: As estratégias da assessoria de comunicação e marketing nas disputas presidenciais brasileira;
Quando: quarta-feira, 23/11, no Museu Palácio Floriano Peixoto, no Centro, às 19h;
Editora: Conhecimento Livraria, de Belo Horizonte, MG.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
