Bastidores
Justiça suspende eleição para nova mesa diretora da Câmara de Arapiraca
Decisão saiu a poucos minutos do início da sessão que escolheria presidente da casa para o biênio 2023/2024

Uma decisão proferida no início da noite desta terça-feira (22) suspendeu os efeitos do edital 005/2022 da Câmara de Vereadores de Arapiraca, que realizaria a escolha da mesa diretora da Casa. Com o ato, a eleição do novo presidente da Câmara está suspensa, sem nova data de realização.
O juiz Carlos Bruno da Silva Ramos, titular da 4ª Vara Cível de Arapiraca, entendeu que não pode haver nova eleição para a mesa diretora da casa enquanto ainda não houver decisão definitiva sobre o pleito ocorrido no dia 14/08/2021, que escolheu a mesa diretora para o biênio 2023/2024 e que está sub-júdice.
Além deste fato, o magistrado citou que conforme o regimento interno da casa, editais para processos eleitorais devem ser comunicados por escrito e pessoalmente a cada vereador, o que não aconteceu neste caso - houve apenas a comunicação nas redes sociais da Câmara.
Ante o exposto, o juiz suspende os efeitos do edital e estipula multa de 20 mil reais em caso de desobediência.
O clima estava agitado durante a noite de terça nas imediações da Casa Herbene Melo. Vereadores governistas chegaram até o local, mas não chegaram a registrar presença em plenário, aguardando a decisão da justiça. Quando o ato do magistrado foi liberado, vários edis deixaram o local.
Já os vereadores que apoiavam a realização da eleição não chegaram a ir até a Câmara.
O Blog Bastidores apurou que dos 19 vereadores arapiraquenses, 10 apoiam a reeleição do atual presidente Thiago ML (Pros) para a presidência da casa. Thiago não é da base de apoio do prefeito Luciano Barbosa (MDB), e tem criado algumas dificuldades ao gestor durante sua atuação.
Do lado oposto, nove vereadores continuam firmes na base governista, e diante do risco de entregar a presidência da casa novamente a Thiago, resolveram acionar a justiça, que proferiu decisão favorável a este grupo.
O atual presidente, Thiago ML, não quis falar sobre o assunto.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Polícia Civil investiga morte de criança vítima de choque elétrico em Messias

Leonam comemora aprovação de projeto que endurece progressão de pena para crimes hediondos

Jovem de 23 anos é assassinado durante partida de futebol em Campo Alegre

Prefeitura anuncia apreensão de animais soltos nas ruas e multas aos donos em São Luís do Quitunde

Mulher é agredida por inquilino ao cobrar aluguel atrasado em Lagoa da Canoa
