Bastidores

Bastidores

Bastidores

Nova tentativa de eleição na Câmara teve participação e apoio do governador Paulo Dantas

Gestor estadual articulou junto com presidente da câmara sua recondução na presidência por mais dois anos

23/11/2022 15h03 - Atualizado em 23/11/2022 15h03
Nova tentativa de eleição na Câmara teve participação e apoio do governador Paulo Dantas

A tentativa do presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Thiago ML (Pros), de realizar mais uma vez eleições para a mesa diretora da casa é resultado da correlação de forças políticas após o segundo turno para o governo do estado.

Vale lembrar que o prefeito Luciano Barbosa encerrou uma velha parceria com o grupo do senador Renan Calheiros (MDB) e pediu votos para Rodrigo Cunha, contra o governador reeleito Paulo Dantas (MDB).

Dantas, durante o segundo turno, reorganizou sua base em Arapiraca, trazendo para ela Thiago ML e outros 11 vereadores arapiraquenses, alguns inclusive apoiadores de Barbosa que não votavam em Rodrigo.

Foi em torno dessa base que Thiago organizou sua tentativa de continuar à frente do legislativo por mais dois anos. Dos 12 parlamentares inicialmente com Paulo Dantas, o presidente conseguiu um "acerto" com nove deles (mais ele próprio, totalizando a maioria de 10 vereadores suficientes para vencer a eleição).

Fontes informaram ao Blog Bastidores que o governador Paulo Dantas participou das articulações e falou com vários vereadores, pedindo apoio a Thiago ML, seu novo "homem forte" na cidade.

Luciano Barbosa, por outro lado, movimentou-se com agilidade e conseguiu obstruir a tentativa de ML de ter uma bancada ainda maior. O prefeito tem hoje nove vereadores ao seu lado: Adriano Targino, Leo Saturnino, Edvânio Cangandu, Márcio Canaã, Rogério Nezinho, Fábio Henrique, Melquesedec, Drª Fany e Vicente do Remédio.

Foi esse grupo de vereadores que entrou na justiça e conseguiu momentaneamente a suspensão do processo eleitoral, até que a justiça afirme se vale a eleição realizada em 14/08/2021, que elegeu Sérgio do Sindicato como presidente.

Mesmo derrotado temporariamente, o apoio de Paulo Dantas na articulação de Thiago ML mostra que Luciano Barbosa pode ter um novo embate contra os Calheiros em seus últimos anos deste mandato - que já foi conquistado apesar do esforço contrário dos mesmos Calheiros.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos