Blog do André Avlis
CRUZEIRO: Estratégia bem executada, pênalti a favor não marcado e empate contra o Grêmio na estreia da Copinha
Próxima partida será quinta-feira (8), às 17h15, contra a Francana
Primeiro ponto na competição... Mas poderiam ser três.
Cruzeiro e Grêmio ficaram no 0 a 0 na esteira da Copinha. A partida aconteceu no Estádio José Lancha Filho, na sede do grupo 8, em Franca.
O time do técnico Bilu suportou bem o jogo e conseguiu segurar a equipe gaúcha. O resultado poderia ter sido melhor, se o árbitro da partida tivesse marcado um pênalti aos 34 minutos do primeiro tempo em cima do atacante Ruan.
Em termos táticos, a equipe arapiraquense estava desenhada num 4-3-3 e algumas variações.
Acredito que a estratégia foi bem clara: ser um time reativo, compacto e tentar as estocadas através das bolas longas que acionavam as extremidades.
Foi assim que Kauan e Ruan se tornaram as válvulas de escape pelas pontas.
Na fase defensiva, o time se postava num 4-1-4-1 variando para o 5-4-1. Quando o sistema defensivo baixava suas linhas, o volante Pedro Lucas entrava entre os zagueiros.
A partir dessa estratégia, o time do Grêmio não conseguia progredir nas jogadas de ataque quando chegava na intermediária do Cruzeiro. Apesar de ter a bola e um certo volume de jogo, centralizava muito as jogadas e consequentemente ficava encaixotado.
Até mesmo no segundo tempo, quando o técnico deixou o time mais ofensivo na tentativa de buscar os lados do campo, o setor ofensivo não conseguiu ser eficiente e foi barrado na boa atuação defensiva adversária.
Apesar da superioridade técnica do time tricolor, a competitividade do 'Estrelado' supriu tal aspecto. Um resultante frustrante para o Grêmio - por ter mais tradição, investimento e 'camisa' - sem sombra de dúvidas.
E um ponto extremamente comemorado pelo Cruzeiro. Especialmente porque a estratégia montada foi bem executada através de um alto nível de atuação e concentração.