Blog do André Avlis
CRUZEIRO: Estratégia bem executada, pênalti a favor não marcado e empate contra o Grêmio na estreia da Copinha
Próxima partida será quinta-feira (8), às 17h15, contra a Francana
Primeiro ponto na competição... Mas poderiam ser três.
Cruzeiro e Grêmio ficaram no 0 a 0 na esteira da Copinha. A partida aconteceu no Estádio José Lancha Filho, na sede do grupo 8, em Franca.
O time do técnico Bilu suportou bem o jogo e conseguiu segurar a equipe gaúcha. O resultado poderia ter sido melhor, se o árbitro da partida tivesse marcado um pênalti aos 34 minutos do primeiro tempo em cima do atacante Ruan.
Em termos táticos, a equipe arapiraquense estava desenhada num 4-3-3 e algumas variações.
Acredito que a estratégia foi bem clara: ser um time reativo, compacto e tentar as estocadas através das bolas longas que acionavam as extremidades.
Foi assim que Kauan e Ruan se tornaram as válvulas de escape pelas pontas.
Na fase defensiva, o time se postava num 4-1-4-1 variando para o 5-4-1. Quando o sistema defensivo baixava suas linhas, o volante Pedro Lucas entrava entre os zagueiros.
A partir dessa estratégia, o time do Grêmio não conseguia progredir nas jogadas de ataque quando chegava na intermediária do Cruzeiro. Apesar de ter a bola e um certo volume de jogo, centralizava muito as jogadas e consequentemente ficava encaixotado.
Até mesmo no segundo tempo, quando o técnico deixou o time mais ofensivo na tentativa de buscar os lados do campo, o setor ofensivo não conseguiu ser eficiente e foi barrado na boa atuação defensiva adversária.
Apesar da superioridade técnica do time tricolor, a competitividade do 'Estrelado' supriu tal aspecto. Um resultante frustrante para o Grêmio - por ter mais tradição, investimento e 'camisa' - sem sombra de dúvidas.
E um ponto extremamente comemorado pelo Cruzeiro. Especialmente porque a estratégia montada foi bem executada através de um alto nível de atuação e concentração.
Arquivos
Últimas notícias
Veículo cai em ribanceira localizada na Avenida Marília, em Maceió; imagens impressionam
Homem morre após invadir jaula de leões em parque zoobotânico de João Pessoa
Polícia Militar apreende drogas em área de mata no bairro Chã da Jaqueira, em Maceió
Tarifaço: Brasil avalia que EUA deve cobrar algo para novas reduções
Brasil iguala Argentina e vira país com mais títulos de Libertadores
