Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Rádio Líder FM terá presença feminina em suas transmissões esportivas

Radialista comandará o plantão esportivo da 'Equipe de Peso'

05/01/2023 13h01
Rádio Líder FM terá presença feminina em suas transmissões esportivas

Uma porta aberta num meio tão reticente.

Desde que comecei a trabalhar no rádio esportivo de Arapiraca notei algo que me chamou atenção. De de certa forma até que negativa.

Sempre que trabalhei no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, seja como repórter de campo ou comentarista, notei a escassez da presença feminina nas equipes esportivas. Com ressalva a algumas profissionais vindas de outras cidades e estados - de TV e rádio.

Infelizmente o futebol, mesmo com toda a evolução em todos os aspectos, ainda é um meio que tem em seu âmago a masculinidade. Uma essência patriarcal e machista que implica, muita das vezes - ou todas elas - no prejulgamento através do gênero e não pelo potencial ou competência.

Um espaço quase que restrito e cheio de objeções que transmite um limite exposto de forma sutil, mas "eficiente".

Em 2023, esta condição, mesmo que de forma ainda tímida, mudará um pouco.

A Rádio Líder FM de Arapiraca terá uma voz feminina em suas transmissões esportivas. A radialista Jane Farias comandará o plantão esportivo do 'Time de Peso' - função antes ocupada por mim, que irei em definitivo para os comentários.

Jane já trabalha na emissora e participa dos programas 'Esporte na Líder' e o 'Papo Esportivo', onde traz as notícias do futebol local, regional e nacional.

Sua presença chega para quebrar alguns paradigmas. Será uma forma de representatividade para meninas e mulheres que também têm o sonho de trabalhar na área da comunicação esportiva. Porém, por toda a estrutura desfavorável e adversa ficam presas a padrões impostos e contrários.

A profissional pode ser a pioneira de algo que pode se transformar em referência - pelo menos é o que espero. Abrindo portas para que outras mulheres tenham mais visibilidade na área. Através de, principalmente, oportunidades.

Como já disse 'pessoalmente' a Jane, desejo toda a sorte do mundo e que seu trabalho seja bem feito. A partir do aprendizado, da evolução e da competência.

Arquivos