Bastidores

Bastidores

Bastidores

Hospital Metropolitano de Arapiraca será uma das obras prioritárias apresentadas a Lula

Governador vai contemplar a capital do agreste com hospital de grande porte; governo federal vai ajudar com recursos

20/01/2023 16h04
Hospital Metropolitano de Arapiraca será uma das obras prioritárias apresentadas a Lula

Após encontro com todos os governadores do nordeste, realizado em João Pessoa (PB) na manhã desta sexta-feira (20), o governador Paulo Dantas (MDB) elencou duas obras que beneficiam Arapiraca dentre as três prioridades que irá apresentar ao presidente Lula (PT) em reunião que deverá ocorrer na próxima sexta (27).

Dantas apontou a construção e operação do Hospital Metropolitano do Agreste e a conclusão do Canal do Sertão como obras essenciais para o estado, que poderão contar com a parceria do governo federal. A duplicação das BRs 316 e 424 é a terceira pauta que será apresentada a Lula.

O Hospital Metropolitano do Agreste terá área construída de 25 mil m² e 256 leitos, sendo 38 de UTI, além de um centro de diagnóstico e um hemocentro. O investimento previsto é de cerca de 170 milhões de reais. A expectativa do governo estadual é que a obra seja incluída num eventual novo programa de desenvolvimento que Lula quer iniciar.

A reunião com os governadores estaduais é uma promessa de campanha do presidente, que afirmou ajudar os estados em suas três principais demandas, independente de quem os governadores apoiaram na eleição ou situação política atual. A ideia de Lula é reativar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que foi uma das marcas de suas primeiras gestões.

O Canal do Sertão é uma das maiores obras hídricas do país, já recebeu recursos dos governos Lula e Dilma anteriormente, mas ainda não foi concluída. O canal começa na cidade de Delmiro Gouveia, no alto sertão, e termina em Arapiraca - uma extensão de 250 quilômetros.

Já a duplicação das BRs 316 e 424 está dentro do plano de metas do ministro e ex-governador Renan Filho (MDB), e será incluído na demanda de AL a ser entregue a Lula. Com apoio do presidente, Renan espera que o ministério acelere a conclusão da obra, que deve se iniciar ainda este ano.

Piso da Enfermagem e da Educação

No encontro com governadores, Paulo Dantas também afirmou que o estado tem recursos para honrar os pisos da Enfermagem e da Educação, assim que eles forem previstos em lei. "O estado de Alagoas vem realizando um ajuste fiscal adequado, e nós vamos cumprir sim todas as regras que forem aprovadas pelo congresso nacional relacionada a salários", disse.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos