Bastidores

Bastidores

Bastidores

Rodrigo Cunha deve deixar o União Brasil, e é procurado por outras legendas

Decisão de Cunha é de procurar um partido ao qual possa exercer o controle e direcionar seus próximos passos políticos

26/01/2023 12h12 - Atualizado em 27/01/2023 11h11
Rodrigo Cunha deve deixar o União Brasil, e é procurado por outras legendas

O senador Rodrigo Cunha pode estar de malas prontas para deixar o União Brasil. A legenda foi a escolhida por ele para disputar o governo de Alagoas em 2022, mas o comando do UB no estado em nenhum momento esteve em seu poder. Desta forma, Cunha deve procurar um partido “para chamar de seu” em seus próximos quatro anos de mandato.

A ascensão do deputado federal eleito Alfredo Gaspar ao posto de presidente estadual do partido, em detrimento de Rodrigo, que é senador da República, é mais um indício de que ele não deve permanecer.

Desde a pré-campanha, quando acertou sua aliança com o deputado federal Arthur Lira, Rodrigo foi aconselhado pelo presidente da câmara a filiar-se a um partido mais “robusto” que o PSDB, sua antiga sigla. Lira tinha na mão o União Brasil, partido com a maior fatia do Fundo Eleitoral, o que garantiria uma campanha tranquila ao governo - e assim Rodrigo o fez.

No entanto, o comando do partido esteve sempre nas mãos de Arthur, que afastou-se de Cunha logo após o segundo turno das eleições. O senador aguardava, ao seu estilo, que Lira o chamasse para direcionar a ele o comando do UB em Alagoas, mas o deputado preferiu direcionar a presidência para Alfredo Gaspar - mantendo sua influência, mesmo que de forma indireta.

A decisão de Rodrigo, segundo fontes ouvidas pelo Blog Bastidores, já está tomada e já é de conhecimento do União Brasil em Alagoas. O senador se movimenta agora para encontrar um novo partido, em que ele possa direcionar as ações e o seu próprio futuro político, sem pedir a “benção” a nenhum cacique nacional ou local.

Qual será esta legenda? a gente traz mais informações em breve.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos