Blog do André Avlis
ASA vai enfrentar o Goiás na Copa do Brasil; adversário que o alvinegro nunca venceu
Primeiro confronto entre as equipes aconteceu no Brasileiro de 1979
O ASA já sabe quem vai enfrentar na Copa do Brasil 2023.
A 1ª fase da competição mais democrática do país vai começar no dia 22 de fevereiro. Será a 35ª edição do torneio que é disputado desde 1989.
O time alvinegro vai enfrentar o Goiás, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. A CBF ainda vai definir o horário.
Pelo regulamento, as duas primeiras fases são disputadas em partidas únicas. Na primeira fase, o time melhor rankeado joga pelo empate; já na segunda, em caso de resultado igual a decisão vai para os pênaltis.
ASA e Goiás já se enfrentaram cinco vezes em toda a história.
O primeiro confronto aconteceu no Campeonato Brasileiro de 1979; vitória do time esmeraldino por 4 a 0.
As outras quatro partidas aconteceram pelo Brasileirão da Série B. Em 2011, um empate de 1 a 1 e uma vitória do time goiano por 4 a 1; já em 2012, foram duas vitória do Goiás, uma por 1 a 0, em Arapiraca, e por 4 a 0, em Goiânia.
O ASA tem, de fato, um tabu para quebrar. Em uma competição que lhe traz ótimas recordações de situações 'impossíveis' alcançadas e façanhas conquistadas.
A mais emblemática, sem sombra de dúvidas, foi a classificação diante do Palmeiras em 2002. Quando o time alvinegro venceu por 1 a 0, em Arapiraca, com gol de Sandro Goiano e perdeu por 2 a 1 jogando em São Paulo, no Parque Antártica, se classificando pelo gol marcado fora de casa.
Em 2013, o ASA venceu o Ceará nos pênaltis; desbancou o Vitória em 2015, em pleno Barradão; já em 2017 venceu o Coritiba por 2 a 0, no Couto Pereira, e chegou à 3ª fase da competição.
Será a 15ª participação do Gigante no torneio. O campeonato mais rentável do país que gera possibilidades de um ganho financeiro e ainda mais, bem mais para o ASA, a chance de repetir outros feitos grandiosos.
Outra bela oportunidade de quebrar mais um tabu e fazer história outra vez.