Bastidores
AMA pede a deputados retorno da operação Pipa no semiárido alagoano
Prefeitos e diretoria da entidade convocaram deputados para pedir ajuda
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, prefeito de Cacimbinhas Hugo Wanderley (MDB), reuniu nesta segunda-feira (13) na sede da entidade vários prefeitos do semiárido alagoano, deputados federais e membros do governo estadual para discutir o retorno da operação Pipa em Alagoas.
O envio de equipamentos para matar a sede do sertanejo foi suspenso em novembro de 2022, imediatamente após a derrota do ex-presidente Bolsonaro nas eleições presidenciais. A ação era financiada pelo antigo Ministério do Desenvolvimento Regional, e executada pelo Exército Brasileiro. O antigo governo afirmou, na época, que faltaram recursos no orçamento para a continuidade do projeto.
Seis deputados estaduais, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado, Gino César, e o coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Moisés, debateram o retorno da operação em caráter emergencial, dado que os municípios não conseguem financiar o programa sozinhos.
Fabio Costa (PP), Alfredo Gaspar (União), Paulão (PT), Isnaldo Bulhões (MDB), Marx Beltrão (PP) e Luciano Amaral (PV) se comprometeram em ajudar, via Brasília, na articulação junto ao governo para que a operação volte a ser executada. O líder do MDB na câmara, Isnaldo Bulhões, será o interlocutor do pleito dos prefeitos junto ao governo.
Na reunião, também se constatou o óbvio: a necessidade de transformar a operação Pipa num programa permanente, de Estado, com recursos assegurados todos os anos, que não dependa da “boa vontade” de governos para acontecer. A bancada alagoana confirmou interesse em se reunir, no decorrer da próxima semana, e trazer este tema à pauta para debate.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
Samu realiza treinamento de primeiros socorros para profissionais da Saúde de Traipu
JHC entra com ação para anular leilão do governo que envolve prédio do Caps em Maceió
Megaoperação no Alemão e na Penha contra o CV tem 22 mortos e 81 presos; vias expressas são fechadas
Bombeiro militar é preso condenado por estuprar afilhada de dez anos no Sertão de AL
Vini Jr. pede Virginia em namoro e assume relação nas redes sociais; veja
