Bastidores
AMA 42 anos: fundador da entidade, Collor relembra defesa do municipalismo
Ex-senador postou homenagem à associação em suas redes sociais

Há exatos 42 anos, em 16 de fevereiro de 1981, era fundada a Associação dos Municípios Alagoanos, AMA. A entidade foi pensada a partir da necessidade de criação de um órgão que pensasse coletivamente o municipalismo, como ente público mais próximo da população.
O fundador da associação, que à época era o prefeito da capital alagoana, foi Fernando Collor de Mello. Ainda jovem mas com espírito público e o DNA da política, Collor arregimentou um grupo de outros prefeitos que compartilhavam os mesmos ideais e foi o primeiro presidente da AMA.
De lá pra cá, a associação estabeleceu-se como uma legítima representante do municipalismo em nível nacional, dialogando e buscando soluções para as cidades alagoanas. É uma parceira na formação de quadros e capacitação de servidores, desenvolvendo recursos humanos e pensando o futuro.
42 anos depois, o ex-senador e ex-presidente da República lembrou com carinho da exitosa passagem à frente da entidade. “Há 42 anos, fundamos a Associação dos Municípios de Alagoas, a AMA, e demos voz à agenda em defesa das cidades. Municipalista, fico feliz de celebrar nesta quinta-feira mais de quatro décadas de protagonismo da AMA e da firme proteção de nossas cidades”, disse em suas redes sociais.
Atualmente, a AMA é dirigida por Hugo Wanderley, prefeito de Cacimbinhas, que está em seu terceiro mandato à frente da entidade. Hugo é do MDB, partido do governador Paulo Dantas, mas tem garantido uma tradição quando se fala na associação, que é a união suprapartidária de todos os gestores alagoanos em nome da unidade de ação.
De Collor a Hugo, passando por Ronaldo Lessa, Luciano Barbosa, João Caldas, Fernando Sérgio Lyra e Rosiana Beltrão, as mais variadas cores e bandeiras políticas passaram pela entidade, e deram sua contribuição ao desenvolvimento dos municípios alagoanos.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios
