Bastidores

Bastidores

Bastidores

Pensando em 2024, JHC fortalece imagem com carnaval, enquanto oposição patina na escolha de candidato

MDB ainda não escolheu quem será o adversário do atual prefeito

22/02/2023 13h01
Pensando em 2024, JHC fortalece imagem com carnaval, enquanto oposição patina na escolha de candidato

Fechados os bloquinhos e encerrada a folia, o próximo carnaval já é no ano eleitoral de 2024 - e queiram ou não, os políticos são confrontados com as eleições do ano seguinte assim que as urnas do ano anterior fecham. É o ciclo, quem não está acostumado com o ritmo das coisas, rapidamente é ‘convencido’ a se acostumar.

E fechado o carnaval de 2022, no ‘cabo de guerra’ entre o grupo que circunda o MDB e JHC, o prefeito da capital conseguiu puxar a corda com mais força, e trazê-la para o seu lado. O governo também puxou bastante, e como o jogo só acaba em 2024, ainda é possível uma virada, mas…

O grande protagonista desse momento é JHC. Chamou todos que estavam no palanque de Rodrigo Cunha em 2022 (inclusive o próprio Cunha) e vai turbinar em breve o seu próprio governo com Arthur Lira, Marx Beltrão, família Pereira e Davi Davino.

Ainda na pré-folia, abraçou o Pinto da Madrugada e o tornou seu ‘case’ de sucesso para todo o país. Nas folias de Momo, enfrentando interesses divergentes (como o da turma do tapume), encarou o desafio de remontar o carnaval da capital e deu festa para o povo. Fortaleceu, para esse público, sua imagem de bom gestor.

Já o MDB encarou o carnaval como um “descanso”. Fez sua parte, obviamente - tinha polícia na rua e médicos nas Upas, mas politicamente, Dantas e seu pré-candidato à prefeitura de Maceió passaram em branco nessa folia - aliás, quem é mesmo o candidato do MDB?

Esse parece ser o maior problema na legenda: Dantas e demais ainda não escalaram um representante para chamar de seu candidato em Maceió. Postulantes, há vários; Rafael Brito, George Santoro, Alexandre Ayres, Ronaldo Lessa, Rui Palmeira… mas nenhum deles ainda recebeu o aval para avançar na disputa.

Enquanto isso, quem avança é JHC. Que ciente do favoritismo em 2024, prepara o terreno, em silêncio, para 2026 - eleição que também pretende disputar.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos