Bastidores
Lula leva Renan, Lira e Isnaldo para China no fim do mês; Paulão fica
Coordenador da bancada alagoana, deputado petista ficou de fora da comitiva

A comitiva que acompanhará o presidente Lula (PT), em sua primeira viagem como chefe de Estado à China, terá 20 deputados federais e sete senadores - dentre eles três alagoanos: O senador Renan Calheiros (MDB), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) e o líder do MDB na casa, Isnaldo Bulhões Júnior. Coordenador da bancada alagoana, Paulão (PT) ficou fora da lista.
O deputado alagoano, em que pese a excelente relação com Lula, não tem histórico com pautas relativas a relações internacionais, motivo indicado como o principal fator para ser convidado pelo presidente. Isnaldinho viajará na condição de líder do MDB, enquanto Renan Calheiros é o presidente da comissão de Relações Exteriores do Senado.
Além deles, viajam com Lula o presidente da Frente Parlamentar Brasil/China, Fausto Pinato (PP-SP), os vice-presidentes da frente, Carlos Zarattini (PT-SP), Vander Loubet (PT-MS), Luiz Fernando Faria (PSD-MG) e Gutemberg Reis (MDB-RJ). Também viajam o vice-líder do Governo no Congresso Nacional, Daniel Almeida (PCdoB-BA), e o líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).
Também estarão na comitiva os líderes do PT, Zeca Dirceu (PR); do Cidadania, Alex Manente (SP); do PDT, André Figueiredo (CE); do Podemos, Fábio Macedo (MA); do Patriota, Fred Costa (MG); do PCdoB, Jandira Feghali (RJ); do Avante, Luís Tibé (MG); e o único representante da Rede, Túlio Gadêlha (PE).
Também foram convidados sete senadores para integrarem a delegação. Além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o Planalto também convidou o líder do Governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), e os senadores Jaques Wagner (PT-BA), Jussara Lima (PSD-PI) e Eliziane Gama (PSD-MA).
A viagem de Lula à China é um dos destaques da agenda internacional do presidente, que pretende retomar as relações com o gigante asiático após a gestão de Jair Bolsonaro (PL), que protagonizou junto a ministros de governo uma série de críticas ao parceiro econômico. Ela ocorre entre os dias 26 e 30 deste mês.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Motociclista fica gravemente ferido após colisão na Av. Durval de Góes Monteiro, em Maceió

Três pessoas ficam presas às ferragens de carro em acidente na BR-101, em Joaquim Gomes

Segundo suspeito de estuprar homem em Dois Riachos é preso no interior de Pernambuco

Governo de Alagoas lança núcleo para combater a desinformação e promover educação midiática

Afastamento da prefeita Tia Júlia se deu devido à realização de check-up médico, informa assessoria
