Bastidores
Atuação de Renan Filho como ministro e ‘elogio’ de Lula provocam ciúmes de aliados
Companheiros de partido e de ministérios estariam incomodados com desempenho do ex-governador de AL
 
                            Uma fonte instalada em Brasília traz uma história interessante sobre os bastidores do poder. Tanto no MDB quanto no governo Lula, conta a fonte, a ‘ciumeira’ em relação a Renan Filho é grande - por vários aspectos que estão fazendo o gestor dos transportes ganhar destaque nesse início de mandato.
O primeiro e mais importante, do ponto de vista político, é o robusto orçamento do ministério de Renanzinho. Só em Alagoas, o MT promete, até o fim do ano, concluir as obras da BR-101, iniciar a duplicação da 316 e da 424. Na soma, só em Alagoas, são quase 800 milhões em investimentos.
O segundo aspecto é o protagonismo que o ministro ganhou neste começo de ano - em parte, por conta das chuvas e do bloqueio de estradas, nas quais Renan mostrou toda sua habilidade como político e gestor, fazendo funcionar a infraestrutura do ministério destravando as rodovias.
Dizem os bastidores, ainda, que Renanzinho tem uma facilidade incomum em emplacar aliados no Diário Oficial. De fato, o ministro alagoano já conseguiu incluir na estrutura federal quase todos os seus homens de confiança - o último deles é George Santoro, que já está bem encaminhado.
E o último aspecto (e mais simbólico) são os elogios do ‘chefe’, o presidente Lula - alguns deles em público e registrados pela imprensa. Em Sergipe, há algumas semanas, Lula chegou a dizer que Renanzinho era “o melhor ministro dos transportes da história”, deferência que não foi feita a nenhum outro chefe de pasta.
Até as entrevistas, cada vez mais recorrentes em veículos nacionais, contribuem para o ciúme de companheiros de partido e outros ministros. Recentemente, na CNN, Renan Filho opinou até sobre o teto de gastos, uma pauta bem diversa à sua área.
Ex-governador, Renan está acostumado com o ‘disse-me-disse’, que já rolava solto no palácio em seu tempo como gestor. Agora, tem que se acostumar ao ‘buxixo’ em nível federal.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
 
            Consulta médica por IA: especialista alerta sobre os riscos da prática
 
            Caminhão vira na BR-101 e populares saqueiam carga no município de Joaquim Gomes
 
            Governo vai oferecer cursos gratuitos para tirar CNH, diz ministro Renan Filho
 
            Morre suspeito de tráfico que atirou em policial militar durante operação em Arapiraca
 
            CV planejou comprar drone com câmera térmica para vigiar a polícia à noite, diz investigação
 
            
