Bastidores
Arthur Lira defende modelo de trabalho de Joãozinho Pereira na Codevasf; "Até 2017 era distribuidora de cisternas"
Presidente da Câmara também criticou prefeitura de Penedo por não estar investindo recursos recebidos pela outorga da água
Em longa entrevista concedida nesta segunda-feira (03) à Rádio Farol FM de Penedo, o deputado federal Arthur Lira (PP) entrou firme na polêmica transferência da sede da Codevasf para a capital alagoana e defendeu o novo modelo de trabalho da companhia.
Na conversa com radialistas, Lira também fez críticas ao leilão de outorga da água e saneamento promovido pelo governo do estado - que teve o município de Penedo como um dos aderentes ao edital, se desfazendo do serviço de fornecimento de água e esgoto municipal, o SAAE.
O presidente da Câmara dos Deputados foi enfático ao afirmar que a Codevasf continua em Penedo, ao contrário do que vem sendo amplamente divulgado por veículos de imprensa e atores políticos locais, que foram classificados por Arthur como "fabricantes de Fake news".
As notícias sobre a mudança de sede da estatal são temas constantes nas intervenções no rádio do radialista e vice-prefeito da cidade, João Lucas, e do filho do prefeito Ronaldo Lopes, o engenheiro Guilherme Lopes. Este último chegou a ter seu nome aventado como possível superintendente da Codevasf, no lugar de Joãozinho Pereira.
Aliás, sobre o atual superintendente do órgão, Lira foi protocolar ao dizer que o ex-prefeito de Teotônio Vilela deve ser submetido à aprovação da bancada federal. "Temos trabalhado [a permanência de Joãozinho] com o governo federal. A bancada vai se reunir para definir essa situação dos espaços. Isso é sempre feito em acordo com a bancada e nós vamos esperar a reunião", afirmou.
Lira também defendeu o novo modelo de trabalho executado pela empresa, sob seu domínio político desde 2017, no governo Michel Temer. "A Codevasf era conhecida em Alagoas como distribuidora de cisternas, e de 2017 pra cá o estado recebeu de cara 169 milhões de reais. Quantos tratores já entregamos por toda Alagoas? Mais de 100 compactadores, inclusive o de Penedo? Tanques de resfriamento de leite. Vamos entregar agora, de uma só vez, 150 tratores para associações comunitárias de todo o estado", enfatizou.
O deputado disse ainda que apesar de estar politicamente sob sua supervisão, a empresa recebe emendas de todos os parlamentares alagoanos. "Outros deputados sempre utilizaram a Codevasf para atender seus municípios. Deputado Marx, deputado Paulão empenhou emendas na Codevasf, senador Rodrigo Cunha, até o Isnaldo Bulhões já botou emendas", afirmou.
O modelo de outorga da água e saneamento feito pelo governo do estado também foi alvo de críticas de Lira. "Em Penedo, a prefeitura levou 124 milhões. Qual a obra que está em andamento? Qual o esgotamento? A prefeitura está ajudando a Santa Casa [de Misericórdia de Penedo] a não fechar as portas? Com esse dinheiro, pode investir onde quiser. Senhores vereadores de Penedo, defendam os mais pobres, cobrem o investimento desse dinheiro", disse.
A presença de Lira em Penedo serviu também para aglutinar no seu entorno a oposição ao prefeito Ronaldo Lopes, que trabalha nomes para a disputa da prefeitura em 2024.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
Lula defende acabar com fundo eleitoral para Brasil ter "política sadia"
Thaís Canuto herda cobrança por hospital fechado na gestão do pai em Pilar
Renan Filho reúne multidão na orla de Maceió e campanha estima público de 80 mil
Orla de Maceió vira palco de grande ato de JHC na reta final da eleição
Bill Gates alerta que IA pode causar 'um bilhão de mortes' e defende legislação para a tecnologia
