Bastidores
Disputa pela Seduc pode empurrar Marcius Beltrão para embate com Ronaldo Lopes em Penedo
Atual prefeito vai para reeleição, e atual secretário pode ser seu principal adversário
A disputa política por Maceió, que opôs nesta semana o senador Renan Calheiros e o governador Paulo Dantas, carrega consigo uma questão colateral que ainda não foi resolvida, e agita os bastidores do palácio: as eleições em Penedo, importante cidade do Baixo São Francisco.
O prefeito por lá é Ronaldo Lopes, que por sua vez sucedeu o atual secretário de educação do estado, Marcius Beltrão. Desgastado publicamente por Renan, Marcius gostaria de voltar ao executivo penedense, mas viu seus planos congelarem após declaração do governador em Penedo, apoiando Ronaldo Lopes desde já.
O apoio do governador é importante, mas mesmo sem ele, Marcius não descarta a disputa direta contra o aliado em 2024.
Isto porque, no pós-eleição de 2022, os dois 'ramos' da família Beltrão ensaiam, lentamente, uma reaproximação - e podem estar juntos contra Ronaldo Lopes nas eleições, o que racharia o grupo atual do prefeito.
O vice-prefeito João Lucas e outras lideranças do município estão com Lopes, mas não garantiriam o apoio à reeleição do prefeito caso o seu adversário fosse Marcius Beltrão, que mexeria no xadrez político da cidade.
O ainda secretário de educação já declarou, abertamente, que não irá para o MDB. Obviamente, Beltrão sabe que caso assine a ficha da legenda, mata sua pré-candidatura já na origem, pois deixa sua decisão à mercê do presidente estadual da legenda Renan Calheiros.
De longe, observando tudo com atenção, está Arthur Lira. O deputado 'perdeu' Marcius para o grupo calheirista, mas o aceitaria de volta sem ressentimentos. Lhe daria uma legenda e palanque para disputar contra Ronaldo Lopes, já pensando em 202f6.
Enfim, o jogo em Penedo segue sendo jogado, e as peças sendo milimetricamente movimentadas. Jogo em curso, sem favoritos muito menos vencedores.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
HGE orienta a população sobre como se alimentar bem para manter a saúde no Carnaval
Defensoria Pública reconhece atuação de Cabo Bebeto em pautas sociais em Alagoas
Polícia identifica cinco suspeitos de matar jovem por engano no Jacintinho
Rafael Brito repudia falta de responsabilidade da Educação de Maceió com crianças autistas
Seprev promove conscientização sobre segurança no carnaval em Arapiraca
