Bastidores
Prefeito de Coité do Nóia pede ao MPF autorização para pagamento de precatórios aos servidores da educação
Gestor está preso a uma decisão da gestão anterior, assinada em acordo com o órgão público federal

O prefeito de Coité do Nóia, Bueno Higino (PP), luta desde 2021 para poder realizar o pagamento dos precatórios do antigo Fundef aos servidores da educação do município - o gestor sempre foi favorável ao repasse integral dos valores previstos em lei.
Em mensagem ao Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas, Bueno solicitou a revisão de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela gestão anterior ao prefeito, que impede o município de efetuar o pagamento antes que decisão final sobre o tema seja proferida pelo STF.
Os precatórios do antigo Fundef são uma diferença de pagamento a ser repassado aos municípios, que receberam menos do que deveriam entre 1997 e 2006. O caso está transitado em julgado pelo Supremo Tribunal Federal e os valores já foram repassados pela União aos municípios.
O que impede o pagamento aos professores e servidores da área de educação, segundo especialistas, é um entendimento do Tribunal de Contas da União, que afirma que as prefeituras devem esperar pela palavra final do STF quanto ao percentual exato a ser repassado aos servidores.
Ao mesmo tempo, ainda na gestão anterior, o ex-prefeito assinou um documento junto a procuradores do MPF, comprometendo o município a não realizar o pagamento dos repasses enquanto a situação não estiver pacificada.
É este termo que a Procuradoria do município busca revogar, para que os valores possam efetivamente serem pagos. O prefeito aguarda com expectativa a resposta do MPF, que deve ser divulgada nos próximos dias.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió
