Bastidores
Protagonismo em Brasília pode alavancar Alfredo Gaspar e levá-lo ao senado em 2026
Deputado alagoano passeia com desenvoltura pelo mandato
                            Claro que esta não é uma pauta para agora, mas os movimentos políticos do deputado federal Alfredo Gaspar (União) fazem refletir sobre os próximos passos eleitorais que o ex-PGE pretende encaminhar. Não é difícil especular que Gaspar busque voos mais altos em 2026.
Atualmente deputado federal, Alfredo ‘encontrou-se’ na casa ao defender as pautas conservadoras do bolsonarismo - o que lhe conferiu respeito e credibilidade, mesmo sendo ainda um neófito na câmara. Pelo histórico de enfrentamento à violência e como membro do MP, hoje é referência entre esse eleitorado.
Em pouco mais de três meses, Alfredo já tem em seu currículo um embate direto com o ministro da Justiça, Flávio Dino (em que cada torcida afirma a vitória do seu preferido) e a titularidade da CPI do MST, que tem potencial para alçá-lo a patamar nacional. Inteligente, o ex-PGE deu mostras que já aprendeu o riscado: quer convocar para a comissão nada menos que um ex-ministro do STF.
Não seria exagero afirmar que, neste ritmo, Gaspar ganhe protagonismo nacional e projeção estadual que lhe credencie, ao final de 2026, a postular uma vaga ao senado - serão duas em disputa nas próximas eleições.
Mas e Arthur Lira, considerado o ‘padrinho’ político de Alfredo? O atual presidente da câmara lhe deu uma legenda forte e lideranças regionais, que lhe ajudaram a chegar até Brasília. E ele, Lira, está de olho no mesmo cargo de senador em 2026. Seria de bom tom a Gaspar dar o grito de independência ao seu líder?
Não se sabe o que vai acontecer até lá, mas em 2022 Alfredo já fez algo parecido, quando desertou do grupo do governador Renan Filho, de quem foi secretário de segurança pública por duas vezes e candidato a prefeito de Maceió pelo MDB.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
            Comoção e revolta marcam enterro de jovem morta durante tentativa de venda de drone em São Paulo
            Alfredo Gaspar denuncia desvio de R$ 221 milhões e critica impunidade na CPMI do INSS
            TJ inicia Semana da Conciliação com quase 3 mil casos pautados em Alagoas
            Castro defende no STF operação que deixou mais de 120 mortos no Rio
            Secretaria de Estado da Saúde dá início à Campanha Novembro Roxo
            