Bastidores
Arthur Lira manda recado para Lula pela TV: prefere Haddad negociando com o congresso
Ministro da Fazenda ganhou a confiança do presidente da câmara durante negociação do arcabouço fiscal
Conscientemente ou não, Arthur Lira cometeu uma inconfidência em entrevista ao canal de notícias Globonews, na noite desta segunda (12). Lira afirmou que, em conversa reservada com Lula na semana anterior, havia pedido a cabeça de Rui Costa, ministro da Casa Civil do governo, e indicou inclusive seu sucessor: o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Haddad e Lira se afinaram durante as negociações para aprovação do novo arcabouço fiscal, que passou com certa tranquilidade na Câmara, graças à ação do ministro que entrou de cabeça nas articulações. Arthur não faz questão nenhuma de esconder que não nutre bons sentimentos por Rui Costa (ele e boa parte dos aliados).
A reclamação com Costa é geral, até de petistas; ele segura as indicações de deputados e senadores (até da base) para cargos no governo, segura as liberações de emendas parlamentares, e como se não bastasse, ainda dá algumas declarações infelizes que não ajudam Lula.
Quanto a Alexandre Padilha, o outro articulador do governo, Lira até elogia, mas ironiza: “não tem tinta na caneta”. Por isso, a única (segundo ele mesmo) sugestão que deu até agora a Lula, foi a troca de Costa por Haddad, mantendo o número 2 da Fazenda, Gabriel Galípolo, como titular da pasta.
Não seria uma má ideia. Considerando que Haddad é candidatíssimo em 2026 à sucessão de Lula, a experiência de articular o varejão da política pelo governo junto ao congresso seria um verdadeiro vestibular para o petista, que servirá se um dia chegar ao Planalto.
Sobre o blog
Blog focado em política.