Bastidores
TSE confirma inelegibilidade de ex-prefeito de Limoeiro de Anadia
Marcelo Rodrigues (PSB) havia sido condenado pelo TRE por abuso de poder político
O ex-prefeito da cidade de Limoeiro de Anadia, Marcelo Rodrigues Barbosa (PSB), teve sua condenação confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em decisão publicada na manhã desta sexta-feira (16). Dessa forma, o ex-gestor está inelegível por oito anos, e terá que pagar uma multa.
Marcelo Rodrigues foi prefeito da cidade entre os anos de 2017 e 2020, ficando em terceiro lugar na disputa pela reeleição, com 2.987 votos (21,64%). Marlan Ferreira (PP) foi o vencedor da disputa, com 7.354 votos (53,27%).
Em 2022, o ex-prefeito foi condenado pela corte eleitoral estadual por abuso de poder político, após Marcelo efetuar um grande número de contratações temporárias para o município, e haver comprovação de que ele demitiu servidores contratados por motivos eleitorais, práticas vedadas pela lei.
O TSE negou provimento ao recurso especial eleitoral impetrado na corte pelos advogados de Marcelo Rodrigues, mas acolheu o pedido de reconsideração da multa, reduzindo a condenação pecuniária aplicada ao mínimo legal
Marcelo Rodrigues havia sido eleito prefeito nas eleições de 2016 apoiado pelo então ex-prefeito Marlan Ferreira, mas ambos romperam relações políticas algum tempo depois. Isolado, o então prefeito ainda tentou a reeleição em 2020 numa composição com o presidente da câmara, mas ambos amargaram o terceiro lugar na disputa.
O seu candidato a vice, José Valmir da Silva Filho, também foi condenado e está inelegível por oito anos.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
