Bastidores
Tutmés Airan oficializa candidatura à vaga de ministro do STJ
Desembargador alagoano figura entre os 59 postulantes à duas vagas existentes na corte
Fechado o prazo dado pelo Superior Tribunal de Justiça, está aberta a campanha informal para duas vagas que estão abertas para ministro da corte. O desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Airan, é o único alagoano concorrente.
Nos bastidores, Tutmés é considerado um dos favoritos à função, considerando que tem bom trânsito entre os demais membros do STJ e o presidente gostaria de tê-lo na corte - o que influencia o voto dos demais ministros. O desembargador alagoano foi, por muitos anos, um militante do Partido dos Trabalhadores em Alagoas.
Ao todo, foram 59 candidatos registrados de tribunais de todo o país. Em Agosto, o STJ realiza a sessão que reduzirá este número a quatro, em lista que será encaminhada ao presidente da República. Caberá a Lula escolher um deles, que será então avalizado pelo Senado antes de tomar posse no cargo.
Atualmente, um único alagoano compõe o STJ - trata-se de Humberto Martins, que foi indicado à vaga quando era desembargador do TJ-AL. Martins compõe a corte há 17 anos, desde junho de 2006, indicado ainda no primeiro governo de Lula.
As duas vagas em aberto da corte eram de Jorge Mussi, que aposentou-se compulsoriamente ao chegar aos 75 anos, e de Paulo de Tarso Sanseverino, que morreu aos 63 anos de idade.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
Intervenção emergencial: BRK realiza reparo de vazamento de grande porte no Feitosa
Câmara de Maceió concede moção de aplauso para guardas municipais
Caio Bebeto critica MST e protagoniza embate em sessão da Câmara
Suspeito de matar homem a pauladas é preso poucas horas após o crime em União dos Palmares
Homem é preso com 30 kg de maconha no Aeroporto Zumbi dos Palmares
