Bastidores
Tutmés Airan oficializa candidatura à vaga de ministro do STJ
Desembargador alagoano figura entre os 59 postulantes à duas vagas existentes na corte

Fechado o prazo dado pelo Superior Tribunal de Justiça, está aberta a campanha informal para duas vagas que estão abertas para ministro da corte. O desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Airan, é o único alagoano concorrente.
Nos bastidores, Tutmés é considerado um dos favoritos à função, considerando que tem bom trânsito entre os demais membros do STJ e o presidente gostaria de tê-lo na corte - o que influencia o voto dos demais ministros. O desembargador alagoano foi, por muitos anos, um militante do Partido dos Trabalhadores em Alagoas.
Ao todo, foram 59 candidatos registrados de tribunais de todo o país. Em Agosto, o STJ realiza a sessão que reduzirá este número a quatro, em lista que será encaminhada ao presidente da República. Caberá a Lula escolher um deles, que será então avalizado pelo Senado antes de tomar posse no cargo.
Atualmente, um único alagoano compõe o STJ - trata-se de Humberto Martins, que foi indicado à vaga quando era desembargador do TJ-AL. Martins compõe a corte há 17 anos, desde junho de 2006, indicado ainda no primeiro governo de Lula.
As duas vagas em aberto da corte eram de Jorge Mussi, que aposentou-se compulsoriamente ao chegar aos 75 anos, e de Paulo de Tarso Sanseverino, que morreu aos 63 anos de idade.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Caio Bebeto alerta sobre exploração de crianças em situação de rua e pede união de forças

Projeto de Alfredo Gaspar torna crimes contra agentes de segurança hediondos

Hospital Metropolitano salva moradora de União dos Palmares com tumor no rim

PF faz operação contra importação clandestina de remédio emagrecedor

Câmara aprova urgência para votar direito à bagagem de mão gratuita
