Bastidores

Bastidores

Bastidores

Relevância política de Arapiraca, parcerias e grandes entregas garantem reeleição de Luciano Barbosa em 2024

Prefeito deve repetir o feito de 2008 e ser reeleito com grande aprovação popular

29/07/2023 16h04
Relevância política de Arapiraca, parcerias e grandes entregas garantem reeleição de Luciano Barbosa em 2024

No mundo do futebol tem um ditado muito conhecido: "em time que está ganhando, não se mexe". Na política, o papo é praticamente o mesmo. Prova disso é a incontestável reeleição do prefeito de Arapiraca Luciano Barbosa (MDB) na eleição de 2024.

Analistas políticos acreditam que esta deva ser a eleição mais tranquila para o prefeito, por três motivos. O primeiro deles seria a força política. Luciano Barbosa conseguiu deixar um legado para o filho, o deputado federal Daniel Barbosa (PP), que tem correspondido muito bem às expectativas do pai e de seus eleitores. 

O parlamentar tem sido um dos grandes destaques da Câmara Federal e tem representado muito bem a cidade de Arapiraca. Para se ter uma ideia, o primeiro ano de mandato no Congresso é sempre o mais difícil para os deputados novatos, pois não há emendas a serem destinadas a suas bases políticas. Entretanto, Daniel Barbosa tem conseguido abrir portas importantes em Brasília e contornado esse desafio. Em pouco mais de seis meses de mandato, já foram cerca de R$20 milhões garantidos para obras de infraestrutura, assistência social e saúde pública na cidade gerida pelo pai.

Além da contribuição de Daniel Barbosa, na capital da República o prefeito de Arapiraca também consegue dialogar com pensamentos divergentes e conta com a parceria do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), senador Rodrigo Cunha (União), do senador Renan Calheiros (MDB), com quem tem se reaproximado nos últimos meses e, consequentemente, o ministro Renan Filho (MDB), além, é claro, do governador Paulo Dantas (MDB).

Durante inauguração da segunda etapa da Ciclovia do Trabalhador, Arthur Lira teceu grandes elogios ao prefeito, 

"Quando a população acerta no voto, como acertou com Luciano Barbosa pela terceira vez, e tenho certeza de que virá a quarta, não sei nem se terá adversário para enfrentá-lo ano que vem por causa desse jeito, que a gente aprende a respeitar, com muita paciência, com tudo programado com muitas obras", disse o presidente da Câmara dos Deputados.

O segundo motivo para a provável releição do prefeito de Arapiraca são as entregas. Conhecido pelas grandes obras durante seus dois primeiros mandatos, Luciano Barbosa tem repetido o modos operandi e feito intervenções importantes em todos os quatro cantos da Capital do Agreste, como construção de novas escolas, postos de saúde, Cras, praças, pavimentação, Centro de Convenções e tantas outras.

O terceiro ponto em consideração é a falta de oposição. Como já dito anteriormente aqui no Blog Bastidores, dificilmente um rival conseguirá ganhar peso suficiente para enfrentar Luciano Barbosa com chances de vitória.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos