Bastidores
Arapiraca: PT e PCdoB se articulam para montagem de chapa competitiva em 2024
Partidos integram a federação Brasil da Esperança, junto com o PV
As eleições de 2024 já começam a ensejar as conversas entre futuros candidatos e partidos políticos, bem como articuladores nas legendas já iniciam as negociações em torno da formação de chapas proporcionais - lembrando que (a menos que a lei mude) as coligações entre partidos estão vedadas.
Em Arapiraca, a federação formada pelo PT, PV e PCdoB já começou a se movimentar, no sentido de montar uma chapa forte com vistas a 2024. A ideia é que o PT volte a ter representação no legislativo arapiraquense, o que não ocorre há algumas legislaturas.
Os petistas atualmente comandam a secretaria de agricultura do município, com o ex-presidente da Fetag, Genivaldo Oliveira. Além da força no meio rural, o partido também tem penetração na área de educação, bastante capilarizada.
Os comunistas, por sua vez, buscam um nome de peso para o partido. A legenda histórica tem a simpatia do prefeito Luciano Barbosa, que iniciou sua trajetória política nas fileiras do PCdoB, foi filiado e até hoje conversa com seus dirigentes partidários.
Dentre os partidos da federação, o mistério reside no PV. A sigla teve em Alves Correia o seu candidato a deputado federal nas eleições de 2022, mas é incerta a presença do radialista nas eleições deste ano, já que o único cargo ao qual poderia concorrer seria o de vereador.
Como as três legendas circulam em torno de Luciano Barbosa, é possível que o prefeito articule nomes de sua confiança em algum desses partidos, no sentido de ajudar a chapa ou até mesmo viabilizar algum candidato. Também há a possibilidade de um vereador de sua base migrar para a federação.
Sobre o blog
Blog focado em política.