Bastidores
Ronaldo Lessa atua como ‘bombeiro do PDT’ e evita racha do partido no Ceará
Vice-governador teve que intervir na ‘treta’ familiar entre os irmãos Gomes em reunião da executiva do partido
A disputa de poder em torno dos irmãos Gomes no PDT e no estado do Ceará envolveu, na semana passada, o vice-governador alagoano Ronaldo Lessa. Em uma reunião do diretório nacional da legenda na última sexta-feira (27) no Rio de Janeiro, Lessa discursou em meio à tensão entre os presentes.
Na ocasião, o vice-governador atuou como ‘bombeiro’ diminuindo (ou tentando) a temperatura entre Cid Gomes, senador e ex-governador do Ceará, e seu irmão Ciro Gomes. Ambos travam uma disputa pelo comando da legenda no estado e os rumos do partido na eleição municipal.
Ciro rompeu com Cid em 2022, quando este último apoiou o nome de Elmano Freitas (PT) ao governo do estado. Em 2024, Elmano e o PT cearense pretendem lançar um petista para a prefeitura de Fortaleza, o que irritou Ciro Gomes.
A briga, uma mistura de público com privado, invadiu e dominou a reunião da executiva nacional do partido, da qual Lessa faz parte. Com a experiência de já ter passado por quase todos os cargos da política nacional, o alagoano acalmou os ânimos e conseguiu postergar o debate para um outro momento.
“Não é saída a gente discutir isso hoje. Exaurimos os argumentos, você (Cid) já fez tudo que podia. Colocou o que tinha que colocar. Agora a gente vai trabalhar para deixar o partido se destruir no Ceará? Não. Fazer isso é prejudicar o partido em todo Brasil”, disse Ronaldo.
Ele está certo. Praticamente erradicado na maior parte do Brasil nas últimas eleições e com a bancada na Câmara reduzida a 18 deputados, o PDT depende da união mesmo que tensa dos irmãos Gomes para poder se reerguer.
Quem sabe os Gomes do Ceará possam mirar-se no exemplo do próprio Lessa, que teve que engolir o orgulho, assumir a pequenez por um curto período, e assim ressurgiu na política alagoana como grande liderança. Deu o passo atrás, e hoje caminha vinte à frente.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
