Bastidores
Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação
Fabiana Lira falou em ‘boas práticas’ na área de educação a um canal de TV arapiraquense
A população de Lagoa da Canoa foi surpreendida, nesta terça-feira, com uma entrevista realizada por uma emissora de TV em Arapiraca. Na tela, falando como uma ‘especialista’ em educação e ações sociais para o município do agreste alagoano, estava a ex-primeira dama da cidade, Fabiana Lira.
Fabiana é esposa de Jairzinho Lira, ex-prefeito da cidade e ex-deputado estadual. Junto a ele, a ex-primeira dama foi o principal alvo da operação Mascotch, da Polícia Federal, no ano de 2011. Na época, as autoridades descobriram que ela era a principal responsável por um esquema de desvio de finalidade de recursos da merenda escolar.
As investigações apontaram que a verba destinada pelo FNDE, ao invés de ser utilizada na compra de gêneros alimentícios para as escolas da rede municipal de ensino, estava sendo redirecionada para compra de itens de uso pessoal, como uísques, vinhos e até ração para cachorro.
Na época, uma fiscalização da CGU contabilizou que cerca de R$ 8 milhões foram desviados entre 2007 e 2009, por meio de contratos fraudulentos com um grupo empresarial que venceu 13 licitações em Lagoa da Canoa e mais 12 municípios alagoanos.
Apesar disso, no programa de TV, Fabiana falou na entrevista sobre boas práticas relacionadas à educação, e também das ações de uma ONG fundada por Jairzinho, chamada Abraçando Vidas. Coincidentemente (ou não), a entidade também foi alvo de denúncias relacionadas à suspeitas de lavagem de dinheiro.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
Jovem é preso com arma de fogo durante vaquejada em Arapiraca
Traficantes fogem e polícia descobre drogas enterradas em região de mata de Arapiraca
Vídeo mostra exato momento do acidente da BMW na orla de Maceió
Caravana de Renan Filho encerra agenda com grande mobilização em P. de Pedras e Milagres
Câmara de Maceió lamenta falecimento do ex-vereador Antonio Arnaldo Camelo
