Bastidores

Bastidores

Bastidores

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

Fabiana Lira falou em ‘boas práticas’ na área de educação a um canal de TV arapiraquense

27/03/2024 17h05 - Atualizado em 27/03/2024 17h05
Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

A população de Lagoa da Canoa foi surpreendida, nesta terça-feira, com uma entrevista realizada por uma emissora de TV em Arapiraca. Na tela, falando como uma ‘especialista’ em educação e ações sociais para o município do agreste alagoano, estava a ex-primeira dama da cidade, Fabiana Lira.

Fabiana é esposa de Jairzinho Lira, ex-prefeito da cidade e ex-deputado estadual. Junto a ele, a ex-primeira dama foi o principal alvo da operação Mascotch, da Polícia Federal, no ano de 2011. Na época, as autoridades descobriram que ela era a principal responsável por um esquema de desvio de finalidade de recursos da merenda escolar.

As investigações apontaram que a verba destinada pelo FNDE, ao invés de ser utilizada na compra de gêneros alimentícios para as escolas da rede municipal de ensino, estava sendo redirecionada para compra de itens de uso pessoal, como uísques, vinhos e até ração para cachorro.

Na época, uma fiscalização da CGU contabilizou que cerca de R$ 8 milhões foram desviados entre 2007 e 2009, por meio de contratos fraudulentos com um grupo empresarial que venceu 13 licitações em Lagoa da Canoa e mais 12 municípios alagoanos.

Apesar disso, no programa de TV, Fabiana falou na entrevista sobre boas práticas relacionadas à educação, e também das ações de uma ONG fundada por Jairzinho, chamada Abraçando Vidas. Coincidentemente (ou não), a entidade também foi alvo de denúncias relacionadas à suspeitas de lavagem de dinheiro.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos