Bastidores
Malta Marques anuncia pré-candidatura a prefeitura de Santana do Ipanema e pode romper relações com Bulhões
Famílias têm histórico de cooperação na cidade, mas Malta afirma que sua candidatura era ‘desejo’ de Isnaldo pai
O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça, José Carlos Malta Marques, filiou-se ao PSDB e confirmou sua pré-candidatura à prefeitura de Santana do Ipanema, no sertão alagoano. A informação é de fontes santanenses, que atestam que Malta Marques tornou pública sua intenção na última semana.
As declarações do ex-desembargador pegaram de surpresa e agitaram o cenário eleitoral na cidade, já que Malta é um antigo aliado de Isnaldo Bulhões (o pai), falecido em 2020. A filha de Isnaldo, Cristiane Bulhões, é a atual prefeita da cidade, e pretende lançar um sucessor este ano - que não é o ex-magistrado.
A intenção de ser candidato pode sepultar a antiga relação entre as famílias, já que dificilmente os Bulhões irão desistir de lançar um nome. Atualmente, o primo de Cristiane, Eduardo Bulhões, é o nome que vem sendo trabalhado pelo grupo para a sucessão - com apoio do presidente da câmara Moacir Júnior, que deve ser o vice.
A interlocutores, Malta Marques afirma que seu desejo de ser prefeito de Santana atende a um acordo apalavrado entre ele e o próprio Isnaldo Bulhões, quando este ainda era prefeito da cidade. No entanto, ninguém na família Bulhões admite ter ouvido a conversa.
Logo após tornar público o desejo de ser prefeito da cidade, Malta Marques ‘mergulhou’. Segundo fontes santanenses, o ex-magistrado não aparece na cidade, não visita bases, não conversa com possíveis aliados nem vai até a zona rural de Santana.
Em um cenário eleitoral de aprovação popular da atual gestora e com a oposição dividida, o nome do ex-desembargador trouxe uma dificuldade não esperada nos planos do deputado Isnaldo Bulhões (MDB) de manter o poder na cidade. Vejamos como funcionará a conhecida diplomacia do parlamentar.
Sobre o blog
Blog focado em política.