Bastidores

Bastidores

Bastidores

Tarcizo Freire pode ‘descer’ de cargo e disputar uma vaga na Câmara de Arapiraca

Ex-deputado tem avaliado cenários e vê dificuldades na eleição do filho, Túlio Freire

17/04/2024 17h05 - Atualizado em 17/04/2024 17h05
Tarcizo Freire pode ‘descer’ de cargo e disputar uma vaga na Câmara de Arapiraca

Tarcizo Freire ainda é pré-candidato à prefeitura de Arapiraca nas eleições deste ano, mas isso não significa dizer que o ex-deputado não analise outras possibilidades, observando o cenário político com muito cuidado.

Sem tantos recursos políticos e financeiros para a empreitada, Freire não pode se dar ao luxo de errar nas escolhas políticas, o que pode significar sua aposentadoria precoce da carreira política em caso de uma nova derrota.

Por isso, uma das alternativas analisadas por ele é ‘descer’ da disputa majoritária para a proporcional - ou seja, buscar nas urnas uma vaga na câmara de vereadores de Arapiraca ao invés da cadeira de prefeito.

É claro que o leitor imediatamente pode fazer a pergunta: ‘mas e o seu filho, o vereador Túlio Freire?’. A avaliação interna, segundo pessoas próximas, é que a situação eleitoral de Túlio no Solidariedade é muito difícil, considerando que a chapa pode perder importantes nomes daqui para a eleição.

Dessa forma, Tarcizo seria o único da família Freire capaz de conseguir uma vaga pelo partido, já que o seu nome pode alcançar a marca mágica de 3 mil votos - o mínimo necessário para que um candidato em uma chapa considerada difícil consiga se eleger, mesmo que pelas sobras.

Com mandato de vereador na mão, Tarcizo pode refazer o caminho que trilhou em 2014, quando obteve seu primeiro mandato como deputado estadual - antes, em 2012, foi o terceiro vereador mais votado de Arapiraca.

Mesmo que a realidade atual não permita um ‘estouro’ nas urnas, a vitória na eleição proporcional dá um respiro na luta em 2026. A conferir.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos