Bastidores

Bastidores

Bastidores

Por apoio de Lula, Arthur Lira pausa escolha de seu sucessor na presidência da câmara

Deputado alagoano volta-se para as eleições locais e deixa escolha do próximo presidente da câmara em ‘banho-maria’

17/07/2024 17h05 - Atualizado em 17/07/2024 17h05
Por apoio de Lula, Arthur Lira pausa escolha de seu sucessor na presidência da câmara

O nome de Elmar Nascimento (União-BA) como o sucessor de Arthur Lira (PP) na presidência da Câmara a partir de 2025, decisão que parecia estar alinhada entre as partes até alguns meses atrás, agora é uma escolha cercada de incertezas por parte do alagoano.

Até o começo do ano, Nascimento era o preferido de Lira para a função. Tanto que levou o presidente e sua comitiva para aproveitar o carnaval na sua terra, Salvador. Em troca, Lira passou com ele alguns dias no Rio de Janeiro, no desfile das escolas de samba.

Porém, diante das movimentações dos demais candidatos e diante da sua visão de águia, o presidente da câmara concluiu que escolher tão cedo um sucessor pode levá-lo a uma derrota na sucessão da casa. O melhor, neste momento, é recolher-se e observar.

O momento é oportuno para um mergulho. Com as convenções partidárias e as últimas definições das chapas locais, a eleição da câmara entra em processo de ‘banho-maria’. Lira passará uma temporada em Alagoas, e só depois irá se debruçar sobre o tema.

As outras candidaturas cresceram, e isso não passou despercebido pelo presidente da casa. Antônio Brito (PSD-BA) conseguiu recentemente produzir um evento de campanha bastante concorrido, com presença de parlamentares de todos os espectros e ministros de Lula. Lira sabe disso.

Aliás, outro apoio que Arthur costura com bastante cuidado é o do presidente da República. Ambos sabem de sua força de persuasão política, e sabem também que sozinhos não conseguem êxito na tarefa. Lula e Lira, neste aspecto, namoram à distância.

A sucessão na câmara é crucial para a sobrevivência política de Arthur Lira - e pode ser decisiva no seu próximo passo, o de trocar a câmara pelo senado em 2026.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos