Bastidores
Para além de Santana do Ipanema, família Bulhões tenta expandir domínios para Poço das Trincheiras
O esposo da prefeita, Marcelo Melo, deve ser o candidato da família na cidade
Além de Santana do Ipanema, onde a atual prefeita Christiane Bulhões (MDB) lançou o sobrinho Eduardo Bulhões com amplo favoritismo na disputa majoritária, a família Bulhões tenta expandir seus domínios políticos também para a vizinha Poço das Trincheiras.
Na cidade, quem lançou candidatura e vai para a ferrenha disputa das urnas é o esposo da prefeita, Marcelo Melo, que se filiou ao PDT do vice-governador Ronaldo Lessa.
A temperatura política da disputa no município pode ser considerada quente, porque o nome de Marcelo entra no processo para competir contra o atual prefeito Valmiro Costa, candidato à reeleição pelo MDB, com apoio do governador Paulo Dantas.
Valmiro e Marcelo estiveram juntos em 2020, quando venceram nas urnas o então prefeito Gildo Rodrigues. O acordo político, segundo os bastidores, era de que Valmiro ficaria apenas um mandato, cedendo a ‘cabeça de chapa’ para Marcelo nas eleições deste ano.
Ao decidir pela reeleição, Valmiro rompeu com o então aliado. Segundo ele, o acordo em ‘ceder’ a candidatura para Marcelo nunca existiu, o que forçou ambos a duas candidaturas.
Para aumentar ainda mais a indefinição, um terceiro nome desponta com bastante força nas últimas semanas: o do odontólogo e filho do ex-prefeito Gildo, Caio Rodrigues. O pré-candidato pelo PP de Arthur Lira chegou a ser sondado como vice de Valmiro, mas recusou a aliança e será ‘cabeça de chapa’ em outubro.
As eleições no sertão alagoano tem importância na manutenção do poder da família Bulhões, considerando que o projeto para 2026 é lançar a atual prefeita de Santana, Christiane, como a candidata a deputada estadual do grupo. Com as prefeituras de Santana e Poço das Trincheiras sob seu comando, a missão é possível.
Sobre o blog
Blog focado em política.