Bastidores

Bastidores

Bastidores

Isnaldo Bulhões é o quinto parlamentar mais faltoso da Câmara em 2024

Deputado alagoano não esteve presente em 18 das 41 sessões realizadas pela Câmara no primeiro semestre

12/08/2024 17h05 - Atualizado em 12/08/2024 17h05
Isnaldo Bulhões é o quinto parlamentar mais faltoso da Câmara em 2024

Um levantamento realizado pela plataforma Radar do Congresso apurou os deputados mais ausentes da Câmara dos Deputados no primeiro semestre de 2024. A lista, liderada por um deputado pernambucano, conta com um destacado parlamentar de Alagoas entre os cinco mais faltosos.

Trata-se do líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões. Apesar de ter todas as suas faltas abonadas pela mesa diretora da casa, o que significa que elas foram justificadas e não houve desconto na sua remuneração, Bulhões não esteve presente em 18 das 41 sessões realizadas pela Câmara até agora.

A lista é liderada pelo deputado fluminense Chiquinho Brazão (Sem Partido), que está preso acusado de ser o mandante da morte da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, em 2018. Apesar de encarcerado, Brazão ainda mantém o mandato de deputado federal, e faltou a 29 sessões da casa.

Com exceção de Brazão, que está preso, Isnaldo é o quinto colocado na lista, atrás de Luciano Bivar (União-PE, com 24 ausências), Marcos Soares (União-RJ, com 22 ausências), Hercílio Diniz (MDB-MG, com 21 ausências) e Alberto Mourão (MDB-SP, com 18 ausências).

Parlamentares cuja ausência acontece por motivos previstos no Regimento Interno da Câmara podem informar a Secretaria-Geral da Mesa, e assim evitar cortes nos salários ou demais sanções administrativas. Algumas faltas, porém, não são aceitas, e são registradas separadamente nos registros da Casa.

O que chama a atenção é que Bulhões não é pré-candidato nas eleições deste ano, embora seja dirigente do MDB em Alagoas. Ademais, as movimentações eleitorais nos municípios começaram somente em junho.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos