Bastidores

Bastidores

Bastidores

TSE mantém indeferimento da candidatura de Padre Eraldo em Delmiro Gouveia

Decisão da corte superior é a terceira derrota consecutiva de Eraldo na justiça, que tem até dia 16 para ser substituído

10/09/2024 17h05
TSE mantém indeferimento da candidatura de Padre Eraldo em Delmiro Gouveia

Em decisão monocrática, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral Kássio Nunes Marques negou o recurso do candidato à prefeitura de Delmiro Gouveia pelo PT, Padre Eraldo Cordeiro, que pedia a suspensão do indeferimento de sua candidatura pela justiça da 40ª zona eleitoral do município sertanejo.

Segundo o ministro, a justiça eleitoral agiu corretamente ao negar a candidatura do ex-prefeito, baseada na lei eleitoral que exige que o candidato apresente, no ato da inscrição, todos os comprovantes de quitação eleitoral, inclusive o ‘nada-consta’ quanto à condenações eleitorais.

Padre Eraldo foi condenado, em junho deste ano, a oito anos de inelegibilidade por um episódio de compra de votos ocorrido durante as eleições de 2020. Por conta disso, o candidato não conseguiu extrair o comprovante de quitação eleitoral, tendo sua candidatura indeferida tanto pela 40ª zona, quanto pelo TRE de Alagoas.

Caso não haja recurso ao plenário da corte superior, Padre Eraldo ficará definitivamente fora das eleições deste ano - e também das próximas, visto que a condenação por compra de votos vai até o ano de 2032.

Quanto ao seu partido, o PT, ainda há a possibilidade segundo a lei eleitoral, até a próxima segunda-feira (16), de substituição do nome de Eraldo por outro petista, contanto que esteja em situação eleitoral regular. Algum vereador da chapa proporcional da legenda pode cumprir este papel.

A situação cada vez mais difícil do Padre na disputa majoritária em Delmiro favorece ainda mais a atual prefeita Ziane Costa (MDB), que segue realizando campanha e já teve sua candidatura deferida pela justiça eleitoral.

Com a desistência do ex-prefeito Cazuza (PDT) e a fragilidade política cada vez maior de Padre Eraldo, Ziane pode chegar até o dia 06 de outubro como a única candidata majoritária na cidade.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos