Bastidores
Daniel Fernandes ‘implode’ grupo e pode perder reeleição na OAB Arapiraca
Atual presidente decidiu candidatar-se pela terceira vez à presidência da subseção arapiraquense
As eleições para o comando estadual e das subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Alagoas, que ocorrem no próximo dia 19 de novembro, já começam de forma bastante acalorada na capital do agreste.
O atual presidente da subseção de Arapiraca, Daniel Fernandes, anunciou a inscrição para a disputa de um terceiro mandato. O ato provocou uma grande debandada de antigos apoiadores, que segundo informações de bastidores foram pegos de surpresa com a decisão do atual presidente.
A postura de Daniel fez com que vários profissionais oriundos de sua gestão se articulassem em um novo grupo, encabeçado pela advogada Irenny Karla - que registrou candidatura na última sexta-feira (18). Irenny já disputou a presidência da subseção em 2021, justamente contra o atual gestor.
Segundo alguns advogados ouvidos pelo Blog Bastidores, a postura de Daniel desde que assumiu o segundo mandato tem sido qualificada como ‘personalista’. Além disso, o atual presidente teria descumprido uma série de acordos com seu grupo - inclusive o principal deles, de não mais ser candidato.
Ainda na sexta (18), Daniel Fernandes lançou um vídeo nas redes sociais, onde acusa ex-integrantes de sua administração de “grupo tomado pelo espírito da traição”, e afirma que a chapa de Irenny Karla estaria a serviço de “um ou dois escritórios maceioenses”.
O movimento de Daniel ampliou o seu isolamento, segundo alguns advogados. No domingo (20), foi a vez da atual vice da subseção, Márcia Acioly, lançar um vídeo rompendo com o presidente, o acusando de vetar seu nome e qualquer um de seus indicados em sua chapa.
Com isso, as eleições para a subseção da Ordem em Arapiraca deverão contar com a mesma disputa de 2021 - Daniel Fernandes contra Irenny Karla. Desta vez, entretanto, com a desafiante fortalecida e sendo apoiada por boa parte do antigo grupo de situação.
Sobre o blog
Blog focado em política.