Bastidores
Para emplacar Lucas Barbosa como deputado estadual, Luciano terá que conquistar vereadores
Advogado filho do prefeito se viabiliza como possível candidato em 2026
Mesmo afirmando categoricamente que não pretende participar diretamente das eleições de 2026, o prefeito reeleito Luciano Barbosa (MDB) realiza dois movimentos que indicam a sua atuação indireta no processo eleitoral, daqui a dois anos.
Além da reeleição de Daniel Barbosa (PP), que vai buscar mais mandato na Câmara Federal, Luciano também deve lançar seu filho mais novo, o advogado Lucas Barbosa, como um dos postulantes à Assembleia Legislativa.
No entanto, para cumprir com êxito ambas as tarefas, o prefeito terá que conquistar lideranças que já tem compromissos com outros candidatos. É o caso, por exemplo, da maioria dos vereadores arapiraquenses.
Mesmo apoiados por Luciano e pelo MDB, a maioria dos eleitos para a Casa de Herbene Melo já tem compromissos assumidos com deputados estaduais de mandato, o que vai demandar diálogo e articulação política para 2026.
Numa listagem que circula pela imprensa arapiraquense, apenas três dos 19 vereadores eleitos poderiam ser incluídos no grupo de apoiaria Lucas: Aldo Veiga, Carol Valeriano e Jackeline Barbosa - nomes aos quais o prefeito se envolveu fortemente em suas eleições.
Habilidoso no trato com os aliados, o fortalecimento do seu grupo não deve ser um grande empecilho à possível candidatura do advogado - porém é uma tarefa que precisa ser feita.
Sobre o blog
Blog focado em política.