Bastidores
[Vídeo] Diplomação dos eleitos em Arapiraca tem ‘afago’ de Luciano Barbosa a Rute Nezinho
Vereadores presentes também conversaram sobre a nova composição da mesa diretora da Casa
Os candidatos vencedores da eleição de outubro em Arapiraca reuniram na manhã desta quarta-feira (18), no Planetário e Casa de Ciência, para a diplomação do prefeito, vice, vereadores e suplentes. A cerimônia foi realizada pela 22ª Zona Eleitoral.
Todos os 19 vereadores eleitos em 06 de outubro estiveram presentes ao ato, além da vice-prefeita Rute Nezinho (PP) e do prefeito reeleito para seu quarto mandato, Luciano Barbosa (MDB).
A surpresa, durante o discurso de Barbosa, ficou por conta do ‘afago’ dado a Rute Nezinho (PP), sua vice-prefeita, que estava presente à cerimônia. Apesar de não ter realizado atividades de campanha, Rute recebeu um efusivo abraço do prefeito, que ainda a homenageou em seu discurso
“Quero agradecer à vice-prefeita, Rute Nezinho, por tudo que ela representou nesse meu terceiro mandato. Pela paciência que ela tem, pela têmpera que ela possui, e pelas palavras extremamente consoladoras que ela dá, e dizer que vamos seguir em frente e que até 2028 muita coisa vai ser feita”, disse o prefeito, dirigindo-se à Rute.
Luciano também ressaltou a responsabilidade de se tornar o prefeito com maior número de mandatos à frente do município, afirmando que o diploma recebido pela justiça eleitoral pesa “toneladas”.
“Este diploma que me foi entregue, aparentemente é um pedaço de papel. Mas do ponto de vista da responsabilidade que ele representa, é como se ele pesasse muitas toneladas. É como se tivessem colocado um fardo muito pesado nas minhas costas, porque eu tenho que honrar o mandato que a mim está sendo conferido”, completou.
Além dos eleitos no executivo, a justiça também diplomou os vereadores que irão compor a próxima legislatura na Câmara de Arapiraca. E em paralelo ao ato festivo, o assunto recorrente foi a eleição para a presidência da Casa de Herbene Melo, que está sendo disputada nos bastidores por dois candidatos.
Sérgio do Sindicato (PP), atual presidente, e Léo Saturnino (MDB), disputam a liderança do poder legislativo arapiraquense pelos próximos dois anos. No entanto, uma articulação política com aval do prefeito pode fazer com que as duas próximas eleições sejam realizadas simultaneamente, em 1º de janeiro.
Neste caso, Sérgio e Léo seriam contemplados com dois anos de mandato cada um, restando apenas saber quem assumiria no biênio 2025-2026 e quem seria o presidente no biênio 2027-2028.
Assista à reportagem em vídeo logo abaixo:
Sobre o blog
Blog focado em política.