Bastidores
Porto de Maceió autônomo atrai atenção e cobiça de grupos políticos
Projeto relatado pelo deputado Daniel Barbosa (PP) pode fazer com que ele indique próximo administrador do órgão
Um projeto cuja relatoria foi do deputado federal Daniel Barbosa (PP), que já foi aprovado na Câmara e segue para tramitação no Senado, pretende conceder autonomia administrativa e financeira ao Porto de Maceió, criando a nova Companhia Docas de Alagoas.
Até o momento, o Porto é administrado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), embora seja o equipamento alagoano o responsável por mais de 50% do tráfego de toda a companhia, que administra dois portos e um terminal de passageiros.
Na temporada 2023/2024, mais de 20 navios de cruzeiro utilizaram o terminal de passageiros do Porto de Maceió como uma das conexões de suas viagens, representando um fluxo de quase 100 mil passageiros. Em 2024/2025, a expectativa é de que cerca de 30 embarcações.
Com autonomia administrativa, será possível ao Porto buscar estratégias junto ao município de Maceió e ao governo do Estado, que permitam fortalecer o turismo e incrementar o transporte internacional de cargas marítimas.
Politicamente, a autonomia do Porto também agrada, já que permite aos grupos que dominam a política local gerenciar um equipamento forte e com grande capacidade de arrecadação. Atualmente, o órgão está sob o guarda-chuva do deputado Arthur Lira (PP), que fez uma indicação técnica para a sua administração, o advogado Diogo Holanda.
No entanto, com a autonomia, crescem os olhos de outros grupos sobre o órgão, que pode mudar de mãos. O Portal 7Segundos apurou que uma ex-prefeita, que deixou recentemente uma prefeitura do litoral sul, já trabalha nos bastidores pela sua indicação ao cargo - ela também é vinculada ao deputado Arthur Lira.
A ex-gestora em questão é Rosiana Beltrão, ex-prefeita de Feliz Deserto e que já foi administradora do Porto, indicada pela ex-presidente Dilma Rousseff, entre 2011 e 2014. Consta nos bastidores que Beltrão é amiga pessoal de Lula, o que pode facilitar seu retorno.
Relator do projeto de autonomia e integrante fiel da base do presidente Lula (PT), até mesmo Daniel Barbosa (PP) pode pleitear para si o controle político do órgão, com as bênçãos (ou não) de Arthur Lira.
Sobre o blog
Blog focado em política.