Bastidores

Bastidores

Bastidores

Com reforma ministerial de Lula, empresário arapiraquense pode se tornar deputado federal

Severino Pessoa é o segundo suplente do MDB, partido de Isnaldo Bulhões Junior

31/01/2025 16h04 - Atualizado em 31/01/2025 17h05
Com reforma ministerial de Lula, empresário arapiraquense pode se tornar deputado federal

As movimentações em Brasília em torno da reforma ministerial do governo Lula, que será anunciada logo após as eleições da Câmara e do Senado, podem mudar a composição da bancada alagoana - e devolver o empresário Severino Pessoa (MDB) para o mandato de deputado federal.

Como já adiantado pelo 7Segundos, Gilvan Barros pode assumir a vaga de Arthur Lira (PP), caso o deputado seja escalado por Lula para o ministério da agricultura ou até mesmo para a Casa Civil.

A novidade, desta vez, é o nome de Isnaldo Bulhões (MDB) como um dos favoritos para assumir a articulação política entre o governo e o congresso nacional, assumindo a Secretaria de Relações Institucionais do governo. Neste caso, Arapiraca pode ganhar mais um deputado federal.

Isto porque em caso de afastamento de Isnaldo, o primeiro suplente do partido, ex-deputado Maurício Quintella, hoje encontra-se como vice-presidente do IRB (Instituto de Resseguros do Brasil), uma empresa mista onde tem mandato, e teria que renunciar para assumir o mandato, o que é pouco provável.

Dessa forma, o caminho se abre para Severino, o segundo suplente do MDB, que assumiria o mandato na vaga de Isnaldo, enquanto este ocupar a secretaria de Lula. O ex-deputado retornaria ao posto que ocupou entre 2019 e 2022, quando foi eleito pelo Republicanos.

A reforma de Lula poderia fazer com que mais dois deputados federais vinculados a Arapiraca (Barros e Severino) chegassem a Brasília.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos