Bastidores
Justiça eleitoral acata ação do PMB e dá prazo até quarta (2) para defesa de candidatas do PSDB e PSOL
Resultado da ação pode anular votos das legendas e mudar composição da Casa de Herbene Melo

O juiz eleitoral André Geda, da 22ª Zona Eleitoral em Arapiraca, acatou a denúncia do Partido da Mulher Brasileira (PMB) em relação a irregularidades no preenchimento da cota de gênero nas chapas proporcionais do PSDB e do PSOL nas eleições municipais de 2024.
Em despacho datado da última sexta-feira (28), o magistrado solicita às candidatas que foram citadas na denúncia, que enviem para o órgão eleitoral as suas defesas e possíveis testemunhas, até esta quarta-feira (02).
O procedimento investigativo aberto na 22ª Zona vai investigar as situações de duas candidatas a vereadora por Arapiraca, uma pelo PSDB e outra pelo PSOL, que registraram candidatura na justiça e não realizaram nenhum ato de campanha, obtendo apenas 3 votos após a apuração das urnas.
Caso o magistrado entenda que as candidaturas foram fictícias e ocorreram apenas para preencher a cota de gênero, todos os votos obtidos pelas chapas do PSDB e do PSOL podem ser anulados, o que muda o cálculo final dos eleitos e a composição da Câmara de Vereadores de Arapiraca.
Com o recálculo, a chapa do MDB, que elegeu nove vereadores ao todo em 2024, perderia uma vaga; enquanto a chapa do PMB, que não elegeu nenhum vereador, teria o direito à vaga perdida pelos emedebistas.
Nona colocada na chapa, Jackeline Barbosa (MDB) perderia o mandato, e o ex-agente da SMTT de Arapiraca, Rodrigo José da Silva, ficaria com a vaga. Ele obteve 1.510 votos em outubro de 2024.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Polícia Penal promove curso de qualificação para integrantes de forças policiais de AL

Dona de funerária levava corpos de bebês para "dar amor" em casa

Homem é preso após mostrar órgãos genitais para adolescentes em Olho d’Água das Flores

Eduardo Bolsonaro pede a Motta para exercer mandato como deputado de fora do Brasil

Polícia Civil investiga desaparecimento de idoso em Cajueiro
