Bastidores
Federação entre PP e União Brasil abre espaço para Daniel Barbosa no PT
Legenda de Lula é uma das possibilidades para o deputado arapiraquense em 2026
Um convite público feito pelo deputado Paulão ao deputado Daniel Barbosa, de trocar os progressistas pelo PT para as eleições de 2026, pode se tornar realidade antes mesmo da janela partidária do ano que vem, quando os parlamentares podem trocar de partido sem perder o mandato.
Com a federação efetivada pelo partido de Barbosa, abre-se uma brecha para que o parlamentar possa fazer esta ponte assim que a união entre o PP e o União Brasil seja oficializada pelo TSE, sem que corra riscos jurídicos de perder o mandato.
De acordo com a lei 9.096/95, que rege sobre os partidos políticos e as federações, em caso de fusão, extinção ou mesmo de uma mudança de programa político por conta de uma federação, o parlamentar tem o direito de trocar de partido assegurando a permanência no mandato.
Barbosa já é, em Brasília, o mais ‘petista’ dos progressistas alagoanos - mais até do que Arthur Lira, que foi convidado a ser ministro de Lula. O deputado também tem sido um fiel seguidor da base de apoio do presidente nas votações na Câmara.
Nos bastidores, a informação é que Daniel gostaria de ser reeleito parlamentar pelo PT, mas a escolha da sigla pela qual ele disputará não passa somente pela sua opção pessoal, mas pela viabilidade política do irmão, Lucas Barbosa, como candidato a deputado estadual.
Pesará, também, o peso dos compromissos assumidos com Arthur Lira, tanto no âmbito eleitoral e na formação da chapa da federação PP-União, como na parceria entre Lira e o prefeito Luciano Barbosa, na gestão de Arapiraca.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump
Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’
Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa
Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre
HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante
