Bastidores
Arapiraca e Maceió afinam o passo: política alagoana ganha novos contornos no São João da capital
Presença de Daniel Barbosa no camarote de JHC reforça rumores de aliança entre o Agreste e a capital, com olho nas eleições de 2026 e no protagonismo político de Arapiraca

As duas cidades mais importantes de Alagoas parecem estar, enfim, se unindo politicamente. O cenário foi o São João de Maceió, um dos maiores eventos públicos da capital, mas os olhos atentos da classe política alagoana estavam voltados para o camarote do prefeito JHC (PL), onde as presenças foram muito mais simbólicas do que festivas. Entre os convidados de destaque, estava o deputado federal Daniel Barbosa (PP), figura de confiança do grupo político de Luciano Barbosa e articulador de primeira linha do Agreste alagoano.
A aproximação pública entre Daniel Barbosa e JHC, registrada e repercutida nas redes sociais, alimentou os já fortes rumores sobre uma possível aliança entre o prefeito da capital e o líder do segundo maior colégio eleitoral do estado. Com o nome cotado como um dos principais pré-candidatos ao Governo de Alagoas em 2026, JHC sabe que nenhum projeto majoritário se viabiliza sem o apoio consistente do interior e, nesse xadrez, Arapiraca tem papel decisivo.
O que se viu no São João de Maceió foi, portanto, mais do que um gesto de cortesia: foi uma sinalização política clara. E o simbolismo se intensifica quando se observa que o vice-prefeito da capital, Rodrigo Cunha (Podemos), também é filho de Arapiraca e mantém forte influência no cenário estadual.
Nos bastidores, o movimento é interpretado como uma costura inteligente: JHC consolida sua hegemonia em Maceió, enquanto busca abrir caminhos no Agreste através de Daniel Barbosa e, consequentemente, do grupo de Luciano Barbosa. Para os mais atentos, a equação é simples: capital e interior juntos representam um caminho promissor rumo ao Palácio República dos Palmares.
A presença de Daniel Barbosa ao lado de JHC reforça o protagonismo de Arapiraca no debate sucessório, e recoloca o Agreste no centro das decisões políticas estaduais. Em Alagoas, onde alianças se constroem muito antes do registro oficial das candidaturas, cada fotografia, cada gesto e cada presença pública carrega o peso de um possível desenho eleitoral.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
Operação para retirar ônibus na Serra da Barriga é suspensa mais uma vez

Kirchner agradece visita de Lula: ‘Mais que um gesto pessoal, um ato político de solidariedade’

Programa defendido por Daniel Barbosa vai garantir livro didático para 47 milhões de estudantes da rede pública

Secretário Marcos Beltrão lidera reunião para construção do novo PPA de Coruripe

Corpo é encontrado em área de difícil acesso no Rio Paraíba, em Cajueiro
