Bastidores
Consórcio mantém uso de antigo lixão no sertão de AL, apesar de acordo firmado com IMA
Apesar do compromisso em revitalizar área degradada, municípios consorciados continuam despejando cerca de 2 mil toneladas de lixo no local
Mesmo após a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) em 2023, o consórcio que deveria gerenciar a destinação e tratamento dos resíduos sólidos de 19 municípios alagoanos continua utilizando ao menos uma área situada em Olivença, sertão alagoano, como depósito de resíduos de forma ilegal.
O CIGRES - Consórcio Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos, atende 19 municípios da região do médio sertão e bacia leiteira do estado de Alagoas. Originalmente, a área utilizada pelo consórcio, um antigo lixão, deveria ter sido liberada da atividade e recuperada.
No entanto, conforme informações obtidas pelo 7Segundos, mesmo após dois anos, a área ainda não foi revitalizada como previa o TAC, e continua recebendo resíduos dos municípios do sertão de forma desordenada. As cidades que integram o CIGRES produzem, em média, 70 toneladas de lixo diariamente.
Atualmente, o consórcio é presidido pelo prefeito de Olivença, Jó Dionísio, que assumiu a função no começo deste ano com mandato até o final de 2028. O gestor, que acumula polêmicas e denúncias de enriquecimento ilícito no município sertanejo, é acusado de ser conivente com as irregularidades.
As ações desordenadas por parte do CIGRES podem levar Alagoas a perder o honroso título conquistado em 2018 - de único estado do nordeste e o terceiro do Brasil a erradicar 100% dos lixões nos municípios, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei que entrou em vigor em 2014.
Um consultor ambiental que acompanha o caso, ouvido pelo 7Segundos, afirmou que os órgãos ambientais e o MP devem acompanhar de perto a situação. “É fundamental que o Estado reassuma seu papel de liderança ambiental e que os municípios sejam fiscalizados com firmeza. Alagoas não pode abrir mão dos avanços conquistados com tanto esforço técnico, político e institucional”, disse.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
Governo pode acelerar debate sobre fim da escala 6x1 enquanto PEC avança na Câmara
Secretaria de Agricultura de Maragogi realiza abertura do Ano Rural com agricultores e lideranças da zona rural
Jovem trans de 18 anos é identificada como autora de ataque a tiros em escola no Canadá
PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master
Educação prorroga prazo de chamada pública para agricultura familiar até 23 de fevereiro
