Bastidores
Consórcio mantém uso de antigo lixão no sertão de AL, apesar de acordo firmado com IMA
Apesar do compromisso em revitalizar área degradada, municípios consorciados continuam despejando cerca de 2 mil toneladas de lixo no local

Mesmo após a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) em 2023, o consórcio que deveria gerenciar a destinação e tratamento dos resíduos sólidos de 19 municípios alagoanos continua utilizando ao menos uma área situada em Olivença, sertão alagoano, como depósito de resíduos de forma ilegal.
O CIGRES - Consórcio Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos, atende 19 municípios da região do médio sertão e bacia leiteira do estado de Alagoas. Originalmente, a área utilizada pelo consórcio, um antigo lixão, deveria ter sido liberada da atividade e recuperada.
No entanto, conforme informações obtidas pelo 7Segundos, mesmo após dois anos, a área ainda não foi revitalizada como previa o TAC, e continua recebendo resíduos dos municípios do sertão de forma desordenada. As cidades que integram o CIGRES produzem, em média, 70 toneladas de lixo diariamente.
Atualmente, o consórcio é presidido pelo prefeito de Olivença, Jó Dionísio, que assumiu a função no começo deste ano com mandato até o final de 2028. O gestor, que acumula polêmicas e denúncias de enriquecimento ilícito no município sertanejo, é acusado de ser conivente com as irregularidades.
As ações desordenadas por parte do CIGRES podem levar Alagoas a perder o honroso título conquistado em 2018 - de único estado do nordeste e o terceiro do Brasil a erradicar 100% dos lixões nos municípios, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei que entrou em vigor em 2014.
Um consultor ambiental que acompanha o caso, ouvido pelo 7Segundos, afirmou que os órgãos ambientais e o MP devem acompanhar de perto a situação. “É fundamental que o Estado reassuma seu papel de liderança ambiental e que os municípios sejam fiscalizados com firmeza. Alagoas não pode abrir mão dos avanços conquistados com tanto esforço técnico, político e institucional”, disse.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Projeto de Cabo Bebeto amplia benefícios fiscais para PCD na compra de veículos em Alagoas

Wanessa Camargo é agredida por Dado Dolabella em bar

Prefeito de Belo Horizonte visita Maceió e elogia projetos inovadores da gestão JHC

Bolsonaro apresenta explicações ao STF e critica inquérito da PF: 'objetivo é o massacre'

Agreste tem fornecimento de água deficiente devido à queda de energia nesta sexta-feira (22)
