Politicando
Renan Filho anuncia nova Ceasa de Arapiraca em meio à movimentação política para 2026
Ex-ministro foi questionado sobre relação com JHC durante agenda em Arapiraca
O senador, ex-ministro dos Transportes e pré-candidato ao Governo de Alagoas, Renan Filho, anunciou o empenho de R$ 10 milhões para a construção da nova Ceasa de Arapiraca ao ser questionado sobre a relação política com o ex prefeito de Maceió, JHC. A pergunta foi feita após JHC participar de uma agenda em Arapiraca ao lado do Prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha, movimento que ampliou as especulações sobre as articulações para as eleições de 2026.
Durante a resposta, Renan Filho evitou aprofundar o assunto relacionado ao prefeito da capital e preferiu destacar a parceria administrativa com o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, além de citar investimentos do Governo Federal no município do Agreste.
Segundo o ministro, o Governo Federal já empenhou os recursos para a construção da nova Central de Abastecimento de Arapiraca, projeto considerado estratégico para fortalecer a agricultura familiar no interior do estado.
“Foi empenhado R$ 10 milhões para construir a Ceasa de Arapiraca, que será o maior centro de comercialização da agricultura familiar do interior de Alagoas. Uma Ceasa maior do que a de Maceió”, afirmou.
Renan também destacou outras obras em andamento na cidade, como o Hospital Metropolitano do Agreste, definido por ele como o maior investimento em saúde já realizado no interior alagoano.
Outro ponto citado foi o projeto do VLT de Arapiraca. De acordo com o ministro, o sistema terá aproximadamente 15 quilômetros de extensão e deverá facilitar o deslocamento da população entre bairros, universidades, áreas comerciais e até o Estádio Coaracy da Mata Fonseca, casa do ASA.
“O arapiraquense vai poder ir de trem para o trabalho, para a universidade e até para o jogo do ASA”, declarou.
Segundo Renan Filho, os primeiros testes do VLT devem começar entre agosto e setembro deste ano. A previsão é que o sistema já esteja operando com passageiros no início de 2027.
Mesmo diante do questionamento sobre o cenário político envolvendo JHC, o ministro manteve o foco em ações administrativas e investimentos federais, reforçando a parceria com Luciano Barbosa em meio às movimentações políticas que começam a desenhar a disputa pelo Governo de Alagoas em 2026.
Sobre o blog
Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026
Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.
Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.
A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.
A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.
Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.
Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.
Arquivos
Últimas notícias
Chuvas causam alagamentos e deixam moradores ilhados no bairro Girador, em Atalaia
Chuvas provocam adiamento de evento em homenagem ao Dia das Mães em Arapiraca
Prefeitura de Boca da Mata apura causa do incêndio que destruiu ônibus escolares
Fantasma RUN agita Maceió com shows gratuitos, corrida e muito rock à beira-mar neste sábado
Renan Filho é recebido por 10 mil pessoas em União dos Palmares
